carnaval_2015 (1)A partir da próxima segunda-feira (9), servidores do Centro de Testagem e Aconselhamento sobre DST, HIV e AIDS – CTA irão percorrer motéis e academias de ginásticas de Cambé entregando informativos e preservativos a fim de que a população se conscientize sobre a importância da prevenção as DTS’s. Essa medida será adotada como um alerta para o Carnaval que começa em alguns dias.
Além da adesão a campanha de prevenção e distribuição de preservativos nas Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio doCentro de Testagem e Aconselhamento sobre DST, HIV e AIDS – CTA tem reforçado a importâncias destes testes. Por conta de o resultado ser liberado 30 minutos após a realização do exame e também por ele ser gratuito, a adesão da população tem sido positiva e crescente. Devido ao resultado rápido o paciente poderá iniciar o tratamento precocemente, o que fará com que o paciente tenha acesso mais rápido ao tratamento, evitando assim a manifestação da doença.
Em 2014, a Saúde Pública de Cambé “alcançou” a maioria dos Postos de Saúde espalhados pelo Município, “hoje, o cambeense pode fazer um teste rápido em 11 das 13 Unidades Básicas de Saúde, além da Unidade de Pronto Atendimento 24hrs Maria Anideje, Unidade de Pronto Atendimento 24hrs (UPA) e Santa Casa de Misericórdia de Cambé  que também disponibilizam a realização dos testes”, contou o Diretor de Departamento de Atenção e Prevenção em DST/HIV / AIDS, Robson Rodrigues.
A Secretária Municipal de Saúde Pública, Maria de Brito Lô Sarzi alerta ainda sobre a importância da maior disponibilização dos testes rápidos em Cambé. “Notamos que um oferecimento maior desses testes rápidos resultará em menos pessoas doentes na cidade. O ideal é a prevenção, mas caso o diagnóstico de um doente seja notado precocemente as chances dele já são bem maiores”. Também de acordo com a secretária, visando a saúde dos cambeenses  servidores de todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade receberam capacitação e informações sobre a realização de testes rápidos”.
Segundo o CTA, somente na Semana Mundial Contra a AIDS em 2014, comemorada todo início de dezembro, mais de 500 pessoas passaram pelos testes em Cambé, onde dados preocupantes foram notados, “nos testes rápidos para diagnosticar AIDS, Sífilis, Hepatite B e C a grande maioria dos infectados eram homens e em diversas faixas etárias  o que levará o CTA  a planejar ações voltadas a esse público durante este ano”. Ao contrário do cenário nacional, Cambé nota que a maior vulnerabilidade se encontra no público masculino “independente da orientação sexual do homem, é ele quem vem apresentando comportamento considerado de maior risco em nossa cidade”, completa, Robson.
 Devido à ampla divulgação da disponibilização dos testes rápidos, a procura pelos testes vem aumentando cada vez mais, só em 2015 mais de 200 pessoas passaram pelos testes.
Ainda de acordo com o CTA, 3.138 Testes Rápidos para HIV foram feitos em 2014, mais que o dobro de testes realizados em 2013 (1.600 testes feitos). Dos testes realizados em 2014, segundo o Sistema Nacional de Notificação – Sinan, 27 apresentaram resultados reagentes. Do total de testes reagentes, 22 pertenciam a homens de diferentes faixas etárias.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.