O Hospital Universitário de Londrina será um dos contemplados pelo  Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do qual o Ministério da Saúde (MS) pretende fortalecer a prevenção e controle do câncer na população.

O ministério selecionou 80 hospitais públicos do País visando a expansão ou implantação do serviço de radioterapia na área oncológica. Os hospitais escolhidos estão espalhados em 58 municípios de 20 estados. Haverá investimento de R$ 505 milhões.

A escolha do HU de Londrina se deve ao fato de o hospital estar habilitado no serviço de alta complexidade em oncologia dentro do SUS e atender a todas as exigências do ministério.

A contrapartida do hospital é a garantia do terreno para a construção do prédio, e do governo do Estado a contratação de recursos humanos.

A princípio, o ministério contratará uma empresa que ficará responsável por elaborar todos os projetos básicos e executivos necessários à viabilização da unidade e pela construção e acompanhamento da obra, além dos equipamentos.

A unidade que será instalada no HU contará com uma área de 1.170 m² divididas em recepção, consultórios, enfermarias, salas de estar, oficinas e moldes, sanitários, depósito de material de limpeza, copa, vestiários, estoque, administração, entre outros setores. A previsão é que a unidade esteja funcionando em 2014.

Segundo a superintendente do HU, Margarida Carvalho, a obra é de extrema importância porque vai tratar do câncer, “que é a segunda doença que mais mata depois das cardiovasculares”.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.