Manchete nos Jornais desta Segunda-Feira, 21 de Março de 2016
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 21st março 2016

MP da Suíça cria equipe exclusiva para a Lava Jato
Com mais de mil contas a serem investigadas e o maior volume de dinheiro já bloqueado no país, o Ministério Público da Suíça criou uma força- tarefa para investigar os crimes ligados à Operação Lava Jato, informa Jamil Chade. Os ativos estão espalhados por mais de 40 bancos. A procuradoria considera o caso o maior escândalo de corrupção já identificado no sistema financeiro do país. Destino dos depósitos de um terço da fortuna mundial privada, a Suíça tem sob sua guarda cerca de US$ 2,8 trilhões em ativos…


O Globo

Manchete: Defesa de Lula pede ao STF que pare Moro
Advogados do ex-presidente querem frear o juiz da Lava-Jato até decisão do Supremo
Advocacia Geral da União solicita que a ação saia das mãos de Gilmar Mendes e fique com Teori Zavascki
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governo apelaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tirar das mãos do ministro Gilmar Mendes todas as decisões judiciais que envolvam o petista. E querem barrar qualquer decisão do juiz Sérgio Moro sobre Lula até que o plenário do Supremo se manifeste sobre o caso. Eles querem que o relator da Lava-Jato no STF, Teori Zavascki, assuma o caso Lula, que teme a possibilidade de ter sua prisão decretada em primeira instância. (Pág. 3)

Crise política invade palco e estádios
O clima de Fla-Flu na política, que polariza as posições sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, interrompeu um musical com repertório do cantor Chico Buarque, em Belo Horizonte, e tomou as arquibancadas dos estádios em Curitiba e São Paulo. (Pág. 5)

Avião de Agnelli não tinha caixa-preta
A aeronave em que morreu o ex-presidente da Vale Roger Agnelli e familiares em São Paulo, no sábado, não tinha o equipamento que grava a voz do piloto ou dados de voo. O avião, um modelo experimental, tinha autorização para voar mas não passou por testes de segurança da Anac e nem tinha seguros homologados pela agência. Sete pessoas morreram na queda. Agnelli, homenageado pela presidente Dilma e empresários, foi enterrado ontem. (Pág. 5)
Antônio Gois

Pacto educacional
Programas não são obra de um só governo. (Pág. 20)


O Estado de S. Paulo

Manchete: Serra e Temer negociam pacto para um novo governo
Se Dilma for afastada, senador quer que vice não dispute reeleição em 2018 e não promova caça às bruxas
O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou que o vice-presidente Michel Temer (PMDB) deve assumir compromissos com a oposição e com o País caso Dilma Rousseff seja afastada da Presidência. O tucano afirmou a Alberto Bombig que o vice tem de se comprometer a não concorrer à reeleição, não interferir nas disputas municipais deste ano, não promover uma caça às bruxas e montar um Ministério “surpreendente”. Serra tem conversado com empresários, nomes do mercado e do Judiciário e com políticos sobre a possibilidade de Temer assumir,caso Dilma seja afastada pelo Congresso. Entre esses interlocutores estão os ex-ministros Nelson Jobim e Armínio Fraga, o deputado Roberto Freire (PPS-SP) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Apesar de sempre ser apontado como provável ministro de Temer, ele diz que o PSDB deve esperar para discutir cargos. No entanto, o senador, economista de formação, está ajudando Temer nos primeiros diálogos sobre o chamado Plano de Reconstrução Nacional, e aponta as áreas da infraestrutura e de exportações como vitais para o sucesso da empreitada. Para Serra, “o novo governo não deve realizar nenhum tipo de retaliação a nenhuma força política”. (Política/ Pág. A4)

PT ataca fala de FHC pró-impeachment
Em resposta a entrevista do ex-presidente ao Estado, advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, disse que “impeachment sem fato imputável não pode acontecer”. (Pág. A5

MP da Suíça cria equipe exclusiva para a Lava Jato
Com mais de mil contas a serem investigadas e o maior volume de dinheiro já bloqueado no país, o Ministério Público da Suíça criou uma força- tarefa para investigar os crimes ligados à Operação Lava Jato, informa Jamil Chade. Os ativos estão espalhados por mais de 40 bancos. A procuradoria considera o caso o maior escândalo de corrupção já identificado no sistema financeiro do país. Destino dos depósitos de um terço da fortuna mundial privada, a Suíça tem sob sua guarda cerca de US$ 2,8 trilhões em ativos. (Política/ Pág .A6)

Juristas pedem habeas corpus em favor de Lula
Um grupo de seis juristas e os advogados que defendem o ex- presidente Lula apresentaram habeas corpus no STF contra decisão do ministro Gilmar Mendes que suspendeu a nomeação do petista para a Casa Civil e devolveu ao juiz Sérgio Moro as ações referentes à Lava Jato. (Política/ Pág .A5)

Direto da fonte
Carlos Velloso, ex-presidente do STF e do STJ, defende Sérgio Moro, condena foro privilegiado e diz que “só um mau caráter” pediria favores a alguém que nomeou. (Caderno 2/ Pág. C2)

Improviso e protestos
Comentário do diretor Claudio Botelho contra Dilma Rousseff e Lula em apresentação de Todos os Musicais de Chico Buarque contraria plateia e faz músico retirar direitos de uso de sua obra no espetáculo. (Política/ Pág. A6)

Desequilíbrio pode ter derrubado avião
O desequilíbrio na distribuição do combustível nas asas do avião de Roger Agnelli pode ter desestabilizado a aeronave e provocado a queda. Além do executivo, morreram o piloto e cinco familiares. (Metrópole/ Pág. A12 e A13)

Obama chega a Cuba; dissidentes são presos
A chegada do presidente americano, Barack Obama, ontem, a Havana, foi precedida pela detenção de líderes dissidentes com os quais ele pretende se reunir amanhã. A situação dos direitos humanos em Cuba é um dos principais pontos de discordância entre os dois países, que tentam superar 53 anos de isolamento com nova política de engajamento anunciada em dezembro de 2014, informa Cláudia Trevisan. Cinco horas antes do desembarque histórico, a polícia prendeu integrantes do movimento Damas de Branco. O avião do primeiro líder americano a visitar a ilha em 88 anos pousou sob chuva às 16h20 (17h20 em Brasília). Obama levou a mulher, Michelle, as filhas, Sasha e Malia, e a sogra, Marian Robinson. Hoje ele se encontra com o líder Raúl Castro. (Internacional/ Pág. A8)

Xisto em vez de Petrobras
Para reduzir a dependência da Petrobrás, que fornece 70% da demanda de nafta, matéria prima da petroquímica, a Braskem decidiu diversificar: fechou acordo para importar dos EUA gás de xisto. (Pág. B1)

José Roberto de Toledo
Cunha, Temer e Gilmar
Se empossado, Temer será o presidente com um olho no Supremo e outro no TSE. A pessoa mais poderosa da República será alguém de toga. (Política / Pág. A6)

Notas & Informações
Não é a Lava Jato que está fora da lei

PT apregoa ideia de que criminosos são PF, MP e Judiciário. (Pág. A3)

Onde o Brasil iguala a Europa
No último trimestre de 2015, o PIB brasileiro foi 5,9% menor que o de outubro a dezembro de 2014. (Pág. A3)

Vanessa Barbara
Ler a íntegra da transcrição do depoimento é atividade surreal de lazer que foi executada por muita gente em busca de alívio para a insônia. (Caderno 2/ Pág. C4)


Edição: Equipe Fenatracoop, Segunda-Feira, 21 de Março de 2016

Compartilhe nossa Matéria