Onda de greves preocupa Planalto; Petrobras antecipa abono para evitar paralisação de funcionários. No momento em que 135 mil servidores federais estão de braços cruzados, incluindo professores, funcionários de agências reguladoras, da Eletrobras, do IBGE e de diversos ministérios, o governo teme prejuízos para o PIB deste ano. Aumentos generalizados poderiam comprometer o esforço do governo de dar incentivos fiscais que estimulem a economia. A Petrobras se antecipou e propôs abono de 12% e aumento na participação de lucros… – Jersey usa caso Maluf como modelo anticorrupção; A Justiça da Ilha de Jersey aproveita o julgamento de Paulo Maluf, considerado “o maior processo civil da história do sistema legal de Jersey”, para blindar a ofensiva do presidente americano, Barack Obama, contra paraísos fiscais… –

O Globo

Manchete: Crianças e Adolescentes – Violência é causa de 26% das mortes de 0 a 19 anos

Taxa de homicídios nessa faixa etária mais que triplicou em 30 anos

Em contraste com a tendência de queda no número de óbitos por causas naturais na infância e adolescência, a violência — homicídios, acidentes ou suicídios — passou a responder sozinha por 26% de todas as mortes registradas na faixa etária de zero a 19 anos no país em 2010. Em 1980, esta proporção era de apenas 7%. Os números constam do estudo “Mapa da Violência — Crianças e Adolescentes do Brasil”, divulgado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). Dentre o grupo de mortes violentas, o tipo que registrou maior aumento neste segmento populacional foram os homicídios. Em 1980, em cada 100 mil crianças e jovens, 3,1 morreram assassinados. Trinta anos depois, a taxa saltou para 13,8. O maior crescimento, no entanto, não aconteceu na década passada, mas, sim, entre 1980 e 2000. (Págs. 1 e 3)

Onda de greves preocupa Planalto

Petrobras antecipa abono para evitar paralisação de funcionários

No momento em que 135 mil servidores federais estão de braços cruzados, incluindo professores, funcionários de agências reguladoras, da Eletrobras, do IBGE e de diversos ministérios, o governo teme prejuízos para o PIB deste ano. Aumentos generalizados poderiam comprometer o esforço do governo de dar incentivos fiscais que estimulem a economia. A Petrobras se antecipou e propôs abono de 12% e aumento na participação de lucros. (Págs. 1 e 19)

Combates na Síria se aproximam de palácio

No terceiro dia da violência que ameaça devastar a capital, os rebeldes sírios enfrentaram o Exército nos arredores do Parlamento, a 2 km do palácio presidencial, e disseram ter recrutado 2.500 homens para tomar Damasco. (Págs. 1, 26 e editorial “Limites da diplomacia”)

Moderados vencem na Líbia sem maioria

Num revés para grupos islamistas, a apuração das eleições deu vitória a uma aliança secular e liberal, mas ainda insuficiente para definir o futuro governo líbio. (Págs. 1 e 26)

ONG acusa Chávez de abuso de poder e controle da Justiça (Págs. 1 e 27)

Inea exige teste em duto no Porto

Quase seis meses após a explosão no Cais do Porto que matou uma pessoa e deixou duas feridas, a Refinaria de Manguinhos reluta em realizar um teste, exigido pelo Inea e pela polícia, que garanta a integridade de um oleoduto que passa no lugar. Laudos constataram a presença de derivados de petróleo nas galerias pluviais e de esgoto da região. (Págs. 1 e 13)

Policiais candidatos serão vigiados

A Secretaria de Segurança Pública está levantando quantos policiais e bombeiros serão candidatos a vereador este ano. A meta é descobrir se eles têm ligação com as milícias e evitar, assim, que o crime organizado influencie no resultado das eleições. O assunto foi discutido ontem no TRE pela força-tarefa criada para combater a ação de milicianos no pleito. (Págs. 1 e 12)

Míriam Leitão

Para que não haja dúvida: 2012 não é 2009. A economia mundial está crescendo nos EUA, na América Latina, na Ásia e na África. (Págs. 1 e 20)

Elio Gaspari

A Fifa e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, estão com um peso nos ombros que atende pelo nome de João Havelange. (Págs. 1 e 6)

Fracasso na segurança das Olimpíadas

Empresa contratada para cuidar de atletas reconhece fiasco, que afeta Rio-2016

As Olimpíadas de Londres só começam no dia 27, mas já têm o seu primeiro fiasco. A multinacional G4S, contratada para cuidar da segurança de atletas por R$ 886 milhões, reconheceu ontem no Parlamento britânico que fracassou e que está desistindo de disputar a concorrência para a Copa de 2014 e para os Jogos de 2016, no Rio. Além disso, o Comitê Organizador admitiu o encalhe de 1,2 milhão de ingressos, sendo 500 mil para a competição de futebol. A seleção brasileira de futebol chegou ontem. O técnico Mano Menezes, preocupado com as negociações de jogadores, como as de Oscar e Ganso, pediu que todos resolvam seus problemas até a estreia, no dia 26. (Págs. 1 e Caderno Esportes)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Filho de Paulinho da Força dá expediente informal em SP

Alexandre Pereira da Silva coordena Postos de Atendimento ao Trabalhador, da secretaria de Trabalho

Alexandre Pereira da Silva, filho de Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, candidato do PDT à Prefeitura de São Paulo, comanda um escritório paralelo na Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do governo do Estado, informa a repórter Julia Duailibi. Sem ter sido nomeado oficialmente, ele é desde março chefe informal da Coordenadoria de Operações. Nessa condição, recebe prefeitos, decide sobre aplicação de recursos e toma decisões institucionais referentes à pasta e coordena 243 Postos de Atendimento ao Trabalhador no Estado, criados em parceria com os municípios. Alexandre não poderia exercer cargo de comissão na pasta, já que seu cunhado, Cristiano Vilela de Pinho, genro de Paulinho, é chefe de gabinete da secretaria. Oficialmente, o cargo de Coordenador de Operações é do funcionário concursado Marcus Akamine Wolff. (Págs. 1 e Nacional A4)

Terceirizado

O governo do Estado informa que Alexandre é funcionário da Fundac, fundação que tem contrato de fiscalização com a Secretaria do Trabalho. (Págs. 1 e Nacional A4)

Fotolegenda: Documento

Mensagem em papel timbrado do Governo do Estado, com data de 27 de junho, faz convocação em nome de Alexandre Pereira da Silva.

Jersey usa caso Maluf como modelo anticorrupção

A Justiça da Ilha de Jersey aproveita o julgamento de Paulo Maluf, considerado “o maior processo civil da história do sistema legal de Jersey”, para blindar a ofensiva do presidente americano, Barack Obama, contra paraísos fiscais. O julgamento está na reta final. Ontem, os advogados de Paulo Maluf apresentaram a defesa, tentando desqualificar provas e testemunhas, informa o enviado especial Jamil Chade. Hoje é a vez da acusação. (Págs. 1 e Nacional A5)

David Steenson
Advogado de Paulo Maluf
“Não existem evidências documentais”

Congresso aprova LDO, sem mudança em licitações

O governo tentou incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013 uma emenda que permitiria à Petrobrás e outras estatais realizar compras com menos controle, mas a oposição pressionou e a tentativa foi abortada. A LDO foi votada após batalha entre governo e oposição pela liberação de emendas parlamentares. Mesmo não tendo obtido uma vitória total, o texto atende aos interesses do governo. (Págs. 1 e Economia B1)

Assad usa armas pesadas contra levante na capital

Rebeldes sírios intensificaram a ofensiva para tomar Damasco, capital do país. Em resposta, as forças do presidente Bashar Assad usaram helicópteros de ataque. “A batalha pela libertação de Damasco começou”, disse o coronel Kassem Saadeddine, porta-voz do Exército Sírio Livre. (Págs. 1 e Internacional A12)

CVM já deu punição a seu novo presidente (Págs. 1 e Economia B10)

Homicídio de jovens sobe 346% em 30 anos (Págs. 1 e Cidades C5)

PSDB defende Perillo e vê ‘orquestração’do PT (Págs. 1 e Nacional A7)

David Brooks

O debate sobre o capitalismo

Mitt Romney, o personal trainer capaz de pôr na linha empresas gorduchas, não consegue traduzir suas virtudes em votos. (Págs. 1 e Visão Global A14)

Celso Ming

À procura de uma estratégia

A política para enfrentar a paradeira concentra-se no estímulo ao consumo e à indústria de bens finais, não às de base ou de matérias-primas. (Págs. 1 e Economia B2)

Dora Kramer

Melhor de três

São Paulo dividirá as atenções nas eleições com Belo Horizonte e Recife, onde as disputas municipais têm fortes conexões nacionais. (Págs. 1 e Nacional A8)

Notas & Informações

Gastança e ineficiência

O governo gastou mais, mas pouco cuidou da expansão e da modernização da capacidade produtiva. (Págs. 1 e A3)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: A morte do agente que sabia demais

Policial federal que investigou esquema Cachoeira, participou da CPI da Pedofilia e combateu o tráfico é executado com dois tiros na cabeça quando visitava túmulo dos pais no Campo da Esperança

“Eu quero meu marido!” Em estado de choque, diante do corpo, Marian desmaiou (E). Pai de sete filhos, sindicalista, aspirante a político, Wilton Tapajós Macedo, 54 anos, era um agente experiente e participou de investigações perigosas. Teve atuação destacada em uma de suas missões mais recentes, a Operação Monte Carlo, que levou à prisão o bicheiro Carlinhos Cachoeira, executivos e até colegas da própria PF. Sua carreira foi interrompida a tiros, no cemitério, a menos de 2km do Núcleo de Inteligência da Superintendência da Polícia Federal, onde trabalhava. Fontes ouvidas pelo Correio acreditam em execução — e não em assalto, já que não foram levadas nem a carteira nem a arma da vítima. Até a noite de ontem, a polícia não sabia se mais de uma pessoa havia participado do crime. (Págs. 1 e 21 a 23)

Orçamento: Mínimo vai a R$ 667,75 em janeiro

Valor está definido na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Aprovada ontem pelo Congresso, a LDO determina também a divulgação pública na internet dos contracheques das estatais. (Págs. 1, 2 e 3)

Reajustes: Governo no limite para servidores

Apesar da pressão do funcionalismo público, o governo Dilma Rousseff pretende priorizar recursos para estimular a economia, a fim de manter o emprego na iniciativa privada. (Págs. 1 e 10)

Pai e filho: Reencontro após 11 anos

Graças ao Cadastro Nacional de Desaparecidos e à ajuda decisiva de uma servidora, Evandro de Paula voltará a cuidar de Eduardo. O menino, de 12 anos, estava no Maranhão. (Págs. 1 e 25)

Desenvolvimento: Agnelo aprova modelo asiático

Cingapura — O desenvolvimento de polos econômicos no DF deve seguir o modelo adotado na república asiática. O governador Agnelo Queiroz conheceu o projeto Iskandar, centro urbano que reúne capacitação profissional, tecnologia e lazer. (Págs. 1 e 26)

————————————————————————————

Valor Econômico

Manchete: Câmara amplia as desonerações do Brasil Maior

A Câmara dos Deputados concluiu ontem a votação das medidas provisórias do Plano Brasil Maior com grande ampliação de benefícios fiscais. O resultado atendeu um vasto leque de interesses de agricultores, construtoras, telecomunicações, transportes, saúde e a governadores e bancadas das regiões Norte e Nordeste. As MPs agora serão votadas pelo Senado no início de agosto.

Esses setores aproveitaram-se do fato de serem as primeiras MPs de grande repercussão econômica cujos relatórios são resultados de comissões mistas de deputados e senadores, o que amplia a pressão dos lobbies. Antes, todo poder se concentrava nas mãos do relator, que modificava a MP a seu critério. Agora, o relator precisa submetê-lo à comissão e às pressões, sob pena de seu relatório não ser aprovado. (Págs. 1 e A8)

O novo xerife do mercado

A Comissão de Valores Mobiliários será dirigida por profissional oriundo de uma empresa, a Gol. Leonardo Pereira foi indicado por Maria Helena Santana, que deixou a CVM no sábado. (Págs. 1 e C1)

Crise cria insatisfação entre clientes ‘private’

O que parecia inabalável mostrou-se mais frágil após a crise de 2008 – a confiança dos detentores de fortunas em seus bancos diminuiu. Para muitos desses investidores, as instituições não souberam avaliar muito bem o risco das operações financeiras e não se deram conta das ameaças que a falta de controles trazia para o sistema bancário no exterior, onde muitos endinheirados aplicam.

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Fractal de Pesquisa de Mercado, que há 25 anos elabora estudos sobre o mercado financeiro, houve uma redução no nível de certeza dos clientes de “private banking” acerca da competência das instituições financeiras na orientação de investimentos, com aumento da procura por gestores independentes, entre outros. Além disso, os escritórios de advocacia alcançaram um inusitado prestígio na administração de fortunas.
(Págs. 1 e D1)

BRT vira febre nas grandes cidades

Virou quase uma febre. Grandes cidades brasileiras estão optando por uma alternativa de transporte coletivo mais barata e de implantação mais rápida que metrô. São os sistemas rápidos de ônibus – conhecidos pela sigla em inglês BRT -, que já têm 30 projetos em 15 cidades, com investimentos de R$ 10,7 bilhões só em obras civis.

A construção dos BRTs, inspirados no modelo adotado por Curitiba nos anos 70, movimenta a indústria de carrocerias de ônibus e chama a atenção de empreiteiras. Além dos investimentos em obras, há desembolsos previstos de até R$ 8 bilhões em equipamentos. (Págs. 1 e A12)

Imprecisão do PIB chinês traz incerteza

O cálculo do PIB da China parte de números “artificiais” que servem “apenas de referência”, alertou o político chinês Li Keqiang em 2007. Os comentários do então presidente regional do Partido Comunista foram revelados pelo site WikiLeaks em 2010. Mas suas observações voltam a ser relevantes agora que ele foi escolhido para ser primeiro-ministro em 2013.

Investidores, banqueiros e economistas têm muitas dificuldades para interpretar os números da Agência Nacional de Estatísticas da China. Se forem combinados os PIBs regionais anunciados oficialmente para o ano passado, o total vai superar o PIB nacional em 10%, afirmou em fevereiro Ma Jiantang, presidente da agência. Ele explicou que isso se deve em parte à dupla contagem de atividades industriais. (Págs. 1 e A9)

Goldman Sachs estende seus negócios ao “private bank” (Págs. 1 e B9)

Em 6 países da Europa, investidores aceitam rendimentos negativos (Págs. 1 e C2)

Déficit na balança de serviços

Enquanto o superávit da balança de mercadorias brasileira diminui em relação a 2011, aumenta o saldo negativo do comércio de serviços. Até maio, o déficit alcançou US$ 16,3 bilhões. (Págs. 1 e A5)

Disputa por turistas

As agências de turismo virtual estão fechando parcerias com sites de compras coletivas e procurando atender pequenas empresas. De seu lado, as agências tradicionais, como Tia Augusta, de Luis Filipe Fortunato, fazem planos de expansão, com a abertura de lojas de rua. (Págs. 1 e B1)

FMN com mais recursos

O Fundo da Marinha Mercante, fonte de financiamento para a navegação e a construção naval, vai começar a receber os primeiros aportes do Tesouro. A previsão é de R$ 600 milhões neste ano. (Págs. 1 e B2)

Vale e Hidrovias do Brasil

Até agora uma companhia em estágio pré-operacional, a Hidrovias do Brasil conquistou seu primeiro cliente. O contrato firmado com a Vale tem duração de 25 anos para o transporte de minério. (Págs. 1 e B7)

Sondas para a Sete Brasil

A Sete Brasil, holding dedicada a gerir portfólios de ativos na área de óleo e gás, negocia novos compromissos com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) para garantir a performance dos contratos de sete sondas de perfuração de petróleo. (Págs. 1 e B7)

Minério de ferro em queda

Os preços internacionais do minério de ferro, que atingiram em 2011 a média de US$ 168 a tonelada, tendem à queda. Estudo da LCA Consultores aponta em 2012 redução de 16% na cotação comparada com a média do ano passado. (Págs. 1 e B7)

Novo perfil da IFC

O International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para financiamentos ao setor privado, mudou seu foco de atuação no Brasil e voltou-se para o segmento de alimentos processados e bebidas. (Págs. 1 e B12)

Ofertas fracas para a Doux

As tão esperadas propostas para comprar o grupo francês Doux, maior produtor europeu de frangos e dono da Frangosul no Brasil, causaram decepção geral. O administrador judicial, a Doux e os sindicatos ficaram desapontados com as ofertas. (Págs. 1 e B12)

Bernanke pessimista

O presidente do Fed, Ben Bernanke, apresentou uma avaliação negativa sobre os EUA ontem, citando a desaceleração da atividade econômica neste ano e o desemprego persistentemente elevado. (Págs. 1 e C2)

Ideias

Rosângela Bittar

A presidente Dilma Rousseff estica a corda da intransigência até onde der, antes de ceder às aspirações parlamentares. (Págs. 1 e A6)

Pedro Ferreira e Renato Fragelli

Após crise de 2008, Brasil executa conjunto de medidas que parece um manual de como diminuir a produtividade. (Págs. 1 e A11)

————————————————————————————

Estado de Minas

Manchete: Difícil de pagar

Para 14% dos endividados, débito passa de cinco vezes a renda mensal

Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que em junho 47% dos entrevistados afirmaram estar devendo, ante 46,5% no mês anterior. Para 21% dessas famílias, o débito superava os ganhos entre duas e cinco vezes. Se fossem pessoas jurídicas, um endividamento desse porte levaria à falência. Mas as pessoas físicas, apesar de devedoras, continuam otimistas com a economia. O dado positivo é que o valor médio das dívidas caiu de R$ 5.528,17 em maio para R$ 4.943,88 no mês passado. (Págs. 1 e 11)

R$ 667,75

É o valor do salário mínimo para o ano que vem, previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013, aprovada ontem pelo Congresso. (Págs. 1 e 3)

Eleições em BH: Tempo na TV

Marcio Lacerda (PSB) – 00:14:22

Patrus Ananias (PT) – 00:08:42

A coligação do prefeito Marcio Lacerda terá 5min40 diários a mais de propaganda gratuita que a de seu principal opositor, Patrus Ananias. Mas, para isso, tem de manter os 2min02 do PSD, em disputa judicial. Os outros cinco candidatos juntos têm 7min05. (Págs. 1, 6 e 7)

Carga tóxica: Acidente na BR-381 expõe risco ambiental

Tombamento de carreta matou o motorista e despejou 18 mil litros de ácido sulfúrico no Rio Piracicaba, dizimando peixes e cortando o abastecimento de Nova Era e Antônio Dias, na Região Central. O desastre ressalta a falta de contenção nas estradas para evitar escoamento de venenos nos cursos d’água. (Págs. 1 e 22)

Sujões: MP à caça de prefeitos que insistem em lixão

Promotores entram com ação contra administradores de quatro cidades mineiras. (Págs. 1 e 21)

Estímulo à indústria

Próximo pacote diminuirá custo da energia elétrica. (Págs. 1 e 15)

————————————————————————————

Jornal do Commercio

Manchete: Brasil é líder em juro de cartão de crédito

Mesmo com a Selic em queda, pesquisa mostra que brasileiro é quem paga a maior taxa na América Latina, 323,4% em média, seis vezes mais que o segundo colocado, o Peru, com 55% anuais. (Págs. 1 e Economia 1)

Comissão aprova orçamento com novo mínimo de R$ 667,75 (Págs. 1 e 6)

Padre Henrique

Comissão da Verdade recebe documentos sobre o crime ocorrido na ditadura. (Págs. 1 e 5)
————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Alerta na saúde – Vida sedentária mata tanto quanto o fumo

Estudo coordenado por pesquisador gaúcho em 122 países mostra que a falta de atividade física é responsável por uma em cada 10 mortes no planeta. (Págs. 1, 4 e 5)

Fotolegenda: Antenas da discórdia

Prefeitura e vereadores de Porto Alegre admitem mudar lei para que mais antenas de celular sejam instaladas, acabando com a proibição da venda de novas habilitações na Capital. Mas especialistas discordam, e OAB quer ampliar a proibição para todo o Estado. (Págs. 1 e 14)

Sem apuração: Assembleia ainda ignora o caso da servidora

Presidência, chefias e deputado ligado à funcionária que atuava em meio expediente dizem não ser responsáveis pelo assunto. (Págs. 1 e 6)

Clima: Seca nos EUA traz impacto para o Brasil

Sojicultor pode se beneficiar no mercado externo, mas consumidor pagará mais pela carne. (Págs. 1, 22 e 23)

Porto Alegre: Uma avenida para aliviar a Zona Sul

Começa a sair do papel a Avenida Tronco, um dos principais projetos viários para a Copa 2014. (Págs. 1 e 28)
————————————————————————————

Brasil Econômico

Manchete: Ben Bernanke alerta que situação fiscal dos EUA é “insustentável”

Mas, em seu discurso no Senado, o presidente do Fed ressaltou que, se o cenário se agravar, poderá adotar novas medidas de estímulo à economia. Alarmado no primeiro momento, mercado reagiu ao longo do dia com alta nas principais bolsas. (Págs. 1, 33 e 36)

Corretora Aon prevê expansão de 17% na AL

Novo presidente da companhia, Fernando Pereira, primeiro brasileiro a assumir o posto, conta com exclusividade ao BRASIL ECONÔMICO como pretende aumentar sua presença na região. (Págs. 1 e 31)

Congresso entra em recesso e deixa na fila temas estratégicos

Foram adiadas para depois das eleições votações importantes, como a nova repartição dos royalties, o fim do fator previdenciário e o Fundo de Participação dos Estados. Essa pauta só será retomada em outubro. (Págs. 1, 4 e 5)

Honda prepara o Brio “brasileiro”

Montadora japonesa transfere parte da produção do sedã City para a Argentina e pode liberar linha para montagem do modelo compacto no Brasil. (Págs. 1 e 16)

Grécia já negocia novo empréstimo

País europeu precisa de dinheiro para honrar títulos que somam € 3,3 bilhões e vencem em setembro. União Europeia afirma que estuda ajuda. (Págs. 1 e 37)

Otimismo dos brasileiros se mantém em alta

No segundo melhor resultado dos últimos meses, Ipea mostra que famílias estão confiantes. (Págs. 1 e 7)

Vale aumentará produção até o fim deste ano

Relatório da empresa que será divulgado hoje prevê expansão de 15%, avaliam os analistas. (Págs. 1 e 18)

Fundos do J.P.Morgan trocam o real pelo dólar

Banco, que administra US$ 22 bi em ativos, migra para título corporativo em moeda americana. (Págs. 1 e 30)

De olho na Copa

Multipark quer dobrar sua rede de estacionamentos até 2014 em pontos nobres como Píer Mauá e Morumbi. (Págs. 1 e 3)

O escolhido

Guido Mantega surpreende e nomeia Leonardo Pereira, ex-diretor da Gol, para assumir presidência da CVM. (Págs. 1 e 31)

Clipping Radiobrás

Edição: Equipe Fenatracoop

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.