Manchete nos Jornais para este Sábado 17 de Março de 2012

65

Eleição na rede: Proibição de Twitter na campanha é questionada -Geração de emprego em queda; Com fim da safra da cana, Estado teve déficit de 3.844 postos com carteira assinada em fevereiro. – Advogados vão perder emprego; Juiz dá 30 dias para o governo demitir profissionais não concursados que dão consultoria jurídica em ministérios. – Senado: provas em 15 de abril; FGV remarca testes cancelados e diz que não anulará o certame. Mas especialistas apontam falhas graves no processo…

O Globo

Manchete: Procurador decide denunciar Chevron por crime ambiental

Especialistas suspeitam que vazamento seja maior que o informado pela empresa

Um dia depois de a Chevron anunciar um segundo vazamento de petróleo na Bacia de Campos, o procurador Eduardo Santos de Oliveira, do Ministério Público Federal, decidiu denunciar criminalmente os responsáveis pelo acidente. A gigante americana afirma que apenas cinco litros de petróleo vazaram de uma fenda de 800 metros no solo marinho entre os dias 5 e 13 de março, mas especialistas duvidam da versão. Eles suspeitam que o incidente pode estar ligado ao primeiro derramamento da Chevron na região, há quatro meses, a três quilômetros do local. Na ocasião, 2,4 mil barris jorraram no oceano. Uma das hipóteses dos técnicos é de falha na cimentação do poço do primeiro vazamento, por onde o petróleo pode ter se infiltrado. O Ibama notificou a petroleira e quer, até terça-feira, explicações sobre o que fez para conter o derramamento. A Agência Nacional do Petróleo (ANP), por sua vez, aguarda informações adicionais pedidas à Chevron para autorizar a suspensão da produção no país. Marinha, Ibama e ANP se reúnem, na quarta-feira, para avaliar a atuação da Chevron no caso. Pelo primeiro vazamento, a empresa pode ser multada em até R$ 150 milhões. (Págs. 1 e 23)

Blatter sela paz e recebe promessas

Presidente da Fifa tem garantia do governo de que país cumprirá acordos e Copa será sucesso

A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, selaram a paz e fizeram acordo para trabalhar pelo sucesso da Copa 2014. Governo e parlamentares prometeram cumprir todos os compromissos com a Fifa, mas evitaram entrar em detalhes sobre a negociação de temas polêmicos. (Pág. 1 e Caderno Esportes)

Pará usa Anistia e não reabre caso Curió

O juiz federal João Otoni de Matos, de Marabá (PA), rejeitou ontem a denúncia do Ministério Público contra o coronel Sebastião Curió, acusado de sequestrar cinco militantes na ditadura. Para Matos, a Lei de Anistia impede a investigação de crimes daquele período. Já a ONU pediu que a Justiça do Brasil apure esses casos. (Págs. 1 e 3)

Braga: Dilma vai confrontar ‘velhas práticas’

O novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), disse que a ordem da presidente Dilma é enfrentar “antigas práticas políticas” no Congresso e atrair parlamentares éticos para sua base. (Págs. 1 e 11)

Emprego com carteira tem queda recorde

A criação de empregos formais recuou 56,6% em fevereiro e teve o pior resultado para o mês desde 2009, quando o país foi abalado pela crise de 2008. Maiores quedas foram no comércio e na agricultura. (Págs. 1 e 24)

Juro de cheque especial do BB pode cair a 3%

Como parte do pacote do governo para estimular a economia, o Banco do Brasil anuncia semana que vem um corte nos juros de 50%, em média. A taxa do cheque especial pode cair de 12% para 3%. (Págs. 1 e 25)

Obituário

Aziz Ab’Saber, um dos mais renomados geógrafos do Brasil e do mundo, aos 87 anos. (Págs. 1 e 20)

Chávez volta à Venezuela após 22 dias em Cuba (Págs. 1 e 33)

Uso de sacola plástica cai 15% no Rio em dois anos (Págs. 1 e Guia de Compras, 26)

Chacina expõe estresse de tropas dos EUA

O massacre de 16 civis por um sargento no Afeganistão e o julgamento de um oficial por vazar documentos levaram os EUA a debaterem o estresse pós-traumático de seus militares. Congressistas pressionam o Pentágono. (Págs. 1 e 31)

Globinho

Crianças visitam Instituto Oswaldo Cruz e aprendem a evitar mosquito da dengue. (Pág.1)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: Cresce suspeita de novo grande vazamento na área da Chevron

PF diz que o último incidente em campo de petróleo no Rio pode ter relação com o desastre de novembro

O último incidente no bloco operado pela americana Chevron no campo de petróleo do Frade (RJ), relatado anteontem, pode estar relacionado ao vazamento de 2,4 mil barris em novembro passado e representar riscos de um novo grande vazamento, segundo especialistas e técnicos envolvidos nas investigações. O delegado de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, Fábio Scliar, dá como certa a relação entre os dois incidentes, mas a petroleira alega que ainda não é possível estabelecer esse elo. No entanto, a hipótese de que o reservatório apresente problemas de pressão e de que haja risco é uma das mais fortes nas investigações. Para Scliar, cresce também a tese de que “o poço não poderia ter sido perfurado ali, numa formação rochosa mais recente, e, portanto, mais frágil”. (Págs. 1 e Vida A26)

Fábio Scliar
Delegado da PF

“Essa perfuração deve ter causado uma hecatombe em volta do poço. E o óleo está pressionando para sair”. (Pág. 1)

Lula diz a novo líder governista que apoia a ‘luta’ de Dilma

O ex-presidente Lula apoia a presidente Dilma Rousseff na turbulência com a base aliada, segundo o novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), que o visitou em São Paulo. “A Dilma está certa. Essa é a boa luta”, afirmou Lula, conforme relato de Braga. O ex-presidente também disse ao senador que o Brasil de hoje não é o de 2003, quando ele assumiu a Presidência, e que são necessárias “novas práticas políticas”. (Págs. 1 e Nacional A4)

Foto-legenda: Em paz com a Fifa

A presidente Dilma Rousseff e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, celebram acordo, observados por Pelé, o ministro Aldo Rebelo (Esporte) e Ronaldo: governo brasileiro assegurou que compromissos da Copa serão cumpridos. (Págs. 1 e Esportes E1)

Casa da Moeda: Mantega pode ser investigado

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ontem à Procuradoria da República no Distrito Federal pedido feito por seis senadores para investigar se o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cometeu improbidade administrativa por causa das suspeitas que levaram à demissão do ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci. Mantega sempre disse que não sabia das denúncias de que Denucci teria recebido propina de fornecedores. (Págs. 1 e Nacional A6)

Aziz Nacib Ab’Saber

*1924-2012

O geógrafo visionário

O pesquisador Aziz Nacib Ab’Saber morreu ontem de enfarte aos 87 anos. Professor emérito da USP, ele foi um dos mais importantes estudantes da geomorfologia brasileira. (Págs. 1 e Vida A30)

MP apura se Kassab cometeu crime

O Ministério Público Estadual abriu investigação criminal para apurar “eventuais condutas criminosas” praticadas pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) na implementação da inspeção veicular na capital. A Câmara Especializada em Crimes Praticados por Prefeitos vai apurar se houve crime de responsabilidade e descumprimento das normas previstas na Lei de Licitações. A Prefeitura não comentou. (Págs. 1 e Cidades C1)

Justiça barra ação sobre desaparecidos

Pedido do MP de prisão do major Sebastião Curió pelo desaparecimento de cinco guerrilheiros no Araguaia, em 1974, foi rejeitado. (Págs. 1 e Nacional, A11)

Empresas nacionais perdem rentabilidade (Págs. 1 e Economia, B1)

Maureen Dowd

Não mexam com as mulheres

Num surto de misoginia em massa, os republicanos estão afastando de si as eleitoras que os ajudaram a obter o controle da Câmara em 2010. (Págs. 1 e Visão Global, A22)

Notas & Informações

Os arreganhos da tigrada

Os percalços políticos de Dilma resultam também do fardo que ela herdou do mentor Lula. (Págs. 1 e A3)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: Péssima lição

Alunos veteranos da UnB mandam calouros ficar de joelhos e servem a eles bebidas como vodca e tequila. O Correio flagrou o ritual de humilhação. Na noite anterior, dois novatos entraram em coma alcoólico

Na tarde de ontem, as vítimas do trote sujo foram 34 novos estudantes de mecatrônica. Primeiro, eles foram recepcionados com um banho de tinta. Em seguida, os veteranos ordenaram que se ajoelhassem e lhes serviram vodca e tequila. O episódio ocorreu ao lado da Faculdade de Tecnologia, no câmpus da Universidade de Brasília na Asa Norte. Um dia antes, na noite de quinta-feira, um calouro do curso de agronomia e outro de ciências contábeis ficaram em coma alcoólico durante uma espécie de confraternização em um bar da 408 Norte. Ambos têm 18 anos e foram internados no Hospital Regional da Asa Norte. Um deles passou 12 horas desacordado. Eles contaram que beberam para não se tornar alvo de chacota dos veteranos. O Decanato de Assuntos Comunitários da UnB vai apurar o caso. (Págs. 1 e 29)

Advogados vão perder emprego

Juiz dá 30 dias para o governo demitir profissionais não concursados que dão consultoria jurídica em ministérios. (Págs. 1 e 7)

Senado: provas em 15 de abril

FGV remarca testes cancelados e diz que não anulará o certame. Mas especialistas apontam falhas graves no processo. (Págs. 1 e 12)

Uma crise de R$ 27 bilhões

Veto do Senado à indicação de Dilma para a ANTT esconde um negócio bilionário no setor de transporte. (Págs. 1 e 4)

Foto-legenda: Não aos abusos

Denunciado pelo Correio na quinta-feira, um puxadinho na 309 Norte começou a ser demolido. Após dois dias de visita, os consultores da Unesco disseram que Brasília deve manter o título de patrimônio da humanidade. Mas a ONU cobrará atitudes contra as agressões ao projeto original. (Págs. 1 e 27)

Pontapé, bebida e churrasco

Blatter festeja com picanha a garantia de que o Brasil honrará as promessas feitas à Fifa, entre elas a venda de cerveja na Copa. (Pág. 1 e Super Esportes, capa e págs. 2 e 3)

Recruta paga o enxoval

Na Aeronáutica, aspirantes compram uniforme e material escolar. (Págs. 1 e 10)

Geografia mais pobre

Infarto mata Aziz Nacib Ab’Saber, 87 anos, ex-presidente da SBPC. (Págs. 1 e 26)

————————————————————————————

Estado de Minas

Manchete: Do sonho… À realidade

Comissão especial da Sociedade Mineira de Engenheiros elaborou documento com 25 propostas para reduzir os transtornos causados pelas chuvas em BH. O estudo, antecipado ao Estado de Minas, será enviado às autoridades nas próximas semanas. Enquanto isso, a cidade sofre. Ontem foi dia de retirar mais de 15 toneladas de entulho para desobstruir a rede de drenagem pluvial e limpar a lama nos locais inundados pela tempestade da véspera. O motorista Celso Antônio Nascimento de Jesus, da van escolar que ficou ilhada, lembrou os momentos dramáticos do resgate das 14 crianças de 2 e 3 anos.

Herói da van: “Fizemos uma corrente e resgatamos as crianças” (Págs. 1, 19 e 20)

Precatórios: Justiça eleva teto que tira credor da fila

Tribunal de Justiça passou de R$ 11 mil para R$ 25 mil o valor máximo a receber do Estado sem entrar na fila do precatório. O governo vai recorrer da decisão ao Supremo. (Págs. 1 e 7)

Ditadura: Ação contra coronel Curió é rejeitada

A ONU elogiou a ação ajuizada pelo Ministério Público contra Curió pelo desaparecimento de cinco pessoas durante a guerrilha do Araguaia. Mas a Justiça Federal do Pará a rejeitou. (Págs. 1 e 4)

Bolsas de estudo

Pesquisadores cobram reajuste depois de 4 anos. (Págs. 1 e 9)

Prato cheio

Após relação com o Brasil azedar, presidente da Fifa garante acordo

O encontro com a presidente Dilma e o almoço com deputados em Brasília deixaram Joseph Blatter satisfeito. Ele afirmou que está confiante que o governo vai manter o acordo com a entidade ao votar a Lei Geral da Copa, garantindo a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. (Págs. 1 e 3)

Governo reduz imposto sobre exportações

Foi reduzida a zero a alíquota de 1% de IOF nas operações de exportadores com contratos de derivativos, limitadas a 20% do valor exportado. A medida não empolgou, sobretudo os fabricantes de produtos de alta tecnologia, os mais afetados pela baixa cotação do dólar. (Págs. 1 e 12)

Faltam espaços em Minas para bichos apreendidos

Divergência entre Ibama e governo estadual deixa animais silvestres mais vulneráveis. (Págs. 1 e 23)

————————————————————————————

Jornal do Commercio

Manchete: Um novo sistema de ônibus

Governo anunciou licitação internacional para dar um salto de qualidade no transporte da RMR, apesar de ainda ser prematuro falar sobre preço de passagens. Modelo prevê mais conforto e eficiência na prestação do serviço. (Págs. 1 e Cidades, 8)

Tudo azul entre Dilma e Fifa

Presidente do Brasil e Joseph Blatter se encontram e pregam união para realizar a Copa de 2014 no País. (Págs. 1 e Esportes, 5)

Foto-legenda: Grande encontro

Pelé, Blatter, Dilma, Aldo Rebelo e Ronaldo, em Brasília. Cartola recebeu garantias como a da venda de bebidas em estádios.

Geração de emprego em queda

Com fim da safra da cana, Estado teve déficit de 3.844 postos com carteira assinada em fevereiro. (Págs. 1 e Economia, 1 e 2)

Saída da Samsung (Pág. 1)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Inter e Andrade Gutierrez – Acordo Fechado

Contrato que deverá ser assinado na segunda-feira, às 11h, ganhou texto definitivo após um dia de negociações nervosas com a empreiteira, que acabou aceitando as últimas condições impostas pelo comando do clube. (Págs. 1 e Esportes)

Os pontos que emperravam o acerto final

Clube prevê retomada em 12 dias

Blatter, de bem com o Brasil

Satisfeito com o resultado de conversa com Dilma, presidente da Fifa comeu churrasco na casa do presidente da Câmara, o gaúcho Marco Maia. (Págs. 1 e Esportes)

Eleição na rede: Proibição de Twitter na campanha é questionada

Até 5 de julho, candidatos estão impedidos de fazer propaganda eleitoral no microblog. (Págs. 1 e 8)

Clipping Radiobrás

Edição: Equipe Fenatracoop



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *