Emprego e renda em alta. Inflação cai – Eleição no DF terá novo rumo com a Ficha Limpa – Emprego e renda em alta. Inflação cai – Governo usa bancos públicos para baixar juro –  CGU investiga caixa 2 com verba da Petrobras – Ficha Limpa poderá barrar mensaleiros por mais de 8 anos – Desemprego de janeiro é o menor desde 2003…

O Globo

Manchete: Ficha Limpa poderá barrar mensaleiros por mais de 8 anos

Afastamento das eleições depende de condenação em julgamento no STF

Validada anteontem pelo Supremo Tribunal Federal, a Lei da Ficha Limpa terá entre seus primeiros efeitos retirar das eleições, pelo menos até 2020, políticos que vierem a ser condenados pelo escândalo do mensalão. O julgamento dos 38 réus está previsto para maio. Se condenados pelo STF, um órgão colegiado, os mensaleiros ficam impedidos de disputar cargos eletivos por oito anos, mais o tempo da sentença. Antes da Ficha Limpa, a inelegibilidade era de três anos. Para o juiz Marlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, a decisão do STF reduz as chances de recursos apresentados por candidatos e dá segurança judídica ao processo eleitoral de 2012. (Págs. 1 e 3)

Blocos a caminho de novo recorde

Só a Bolsa Preta deve arrastar hoje 2 milhões, mesmo número de foliões de Salvador.

Ao desfilar hoje às 7h na Candelária, o Cordão da Bola Preta espera quebrar mais um recorde. O bloco no ano passado arrastou dois milhões de foliões – o mesmo número de todo o carnaval de Salvador, segundo estimativas oficiais. O prefeito Eduardo Paes entregou ontem ao Rei Momo Milton Júnior, já em seu quarto reinado, a chave da cidade. Desta vez, em vez de van, ele chegou ao Palácio da Cidade de Limusine. Á tarde, o Bloco das Carmelitas levou às apertadas ruas de Santa Teresa mais de dez mil foliões. Só neste fim de semana desfilarão 171 blocos, 53 deles na Zona Sul. (Págs. 1 e 12 a 17)

Foto-legenda: O Prefeito Eduardo Paes se ajoelha para reverenciar o Rei Momo, após a entrega das chaves da cidade.

CGU investiga caixa 2 com verba da Petrobras

A Controladoria Geral da União (CGU) encontrou indícios de que um contrato da Petrobras com uma ONG serviu para desviar verbas para o caixa dois de uma campanha do PT na Bahia, estado do ex-presidente da estatal, mostra reportagem da revista “Época”. A ONG Pangea não comprovou o destino de R$ 2,2 milhões recebidos. (Págs. 1 e 9)

Inflação cai e juro deve baixar mais

Após atingir 0,65% em janeiro, o IPCA-15, prévia da meta do governo, ficou em 0,53% em fevereiro. Com custo de vida menor, analistas apostam que o Banco Central reduzirá o juro básico para 9%. (Págs. 1 e 21)

Presidente da Alemanha renuncia por corrupção (Págs. 1 e 28)

————————————————————————————

O Estado de S. Paulo

Manchete: PT já projeta disputa com Serra e revê estratégia

Sem aliança com Kassab, petistas pensam em como aproximar Haddad de empresários e religiosos

Setores do PT que trabalhavam pela aliança com Gilberto Kassab na capital paulista, para atingir um eleitorado mais conservador, iniciaram revisão da estratégia em que consideram a entrada de José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura, com provável apoio do prefeito. A avaliação de dirigentes próximos de Lula é que Fernando Haddad terá de montar uma agenda de aproximação com empresários e grupos religiosos, informam Malu Delgado e Fernando Gallo. A estratégia seria necessária diante da boa interlocução de Serra com esses segmentos. Além disso, petistas se preocupam porque o tucano teria o apoio das máquinas estadual e municipal. (Págs. 1 e Nacional A4)

Prévias tucanas

Dois dos quatro pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo já admitem abrir mão da disputa, desde que haja negociação. (Págs. 1 e Nacional A5)

Teixeira diz que volta à CBF depois do carnaval

Ricardo Teixeira embarcou ontem para Miami. Em nota, o dirigente informou que retornará na quinta-feira para reassumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. A confirmação desmente os boatos dos últimos dias de que, sob pressão, ele se licenciaria ou deixaria seu cargo na CBF. (Págs. 1 e Esportes E1)

Na Gaviões, Lula é Santo

O Lula que será homenageado na madrugada de hoje pela Gaviões da Fiel não tem defeitos e contradições. Ele será retratado como um São Jorge do Agreste, que derrota a ditadura, estabiliza a economia, defende a liberdade de imprensa e acaba com a fome. Os médicos não autorizaram o ex-presidente a participar do desfile. Hans Staden, Caetano Veloso e Jorge Amado serão outros homenageados pelas escolas de samba hoje. (Págs. 1 e Cidades C1 e C3 a C6)

Governo usa bancos públicos para baixar juro

O governo aposta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal em nova etapa do plano de aumento de crédito e incentivo à economia. Os bancos podem reduzir o spread (margem de ganho nas operações) e, assim, baixar juros. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)

“Estado” leva três prêmios de design ( Págs. 1 e Vida A12)

EUA elogiam aceno do Irã por diálogo (Págs. 1 e Internacional A8)

Escândalo derruba presidente alemão (Págs. 1 e Internacional A8)

Aloísio de Toledo César

Os juízes e o dever de puni-los

Espera-se, agora, a “absolvição” da grande e maciça maioria dos magistrados que jamais praticou irregularidades. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)

Thomas Erdbrink

O Irã e a internet

Ahmadinejad planeja uma versão nacional de web para enfrentar em até três anos a rede mundial de computadores. (Págs. 1 e Visão Global A10)

Notas & Informações

A sensibilidade do Supremo

A Lei da Ficha Limpa legitima a saturação do povo com os maus-tratos infligidos à coisa pública . (Págs. 1 e A3)

————————————————————————————

Correio Braziliense

Manchete: O Adeus ao advogado da democracia

Personagem fundamental da crônica brasiliense, Maurício Corrêa encerrou, aos 77 anos, uma trajetória dedicada à política e ao direito. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal morreu às 19h, vítima de ataque cardíaco, no Hospital Brasília. Mineiro de São João De Manhuaçu, Maurício Corrêa veio em 1961 para a capital federal, onde começou a advogar. Em cinco décadas de atuação, militou pela democracia – impediu a invasão da OAB pelos círculos do poder. Maurício Corrêa escrevia aos domingos nas páginas de Opinião do Correio.
O corpo do ministro será velado hoje, às 10h, no Salão Branco do Supremo.

O governador Agnelo Queiroz decretou luto oficial de três dias no DF. (Págs. 1, 2 e 3)

Emprego e renda em alta. Inflação cai

Boas notícias para a economia brasileira neste início de ano. O desemprego em janeiro foi de 5,5%, o menor índice para o mês desde 2002. Já o ganho médio do trabalhador chegou a R$ 1.672, o maior período. O custo de vida desacelerou com a queda no preço dos alimentos. (Págs. 1, 9 e 11)

Justiça devolve salário a Guerner e a Bandarra

Condenados pelo Conselho Nacional do Ministério Público, os promotores recuperaram ontem, no STF, o direito de receber os vencimentos pelo cargo. A decisão vale até o julgamento da ação que pede a demissão dos dois, acusados de uma série de crimes. (Págs. 1 e 22)

Eleição no DF terá novo rumo com a Ficha Limpa

Além de vetar a candidatura do ex-governador Joaquim Roriz, a nova lei atinge distritais que renunciaram ao mandato após as denúncias da Caixa de Pandora. Outros políticos investigados terão dificuldade para não ficarem inelegíveis. (Págs. 1 e 21)

Mordomias

Presidente da Alemanha não resiste a denúncias e renuncia. (Págs. 1 e 16)

————————————————————————————

Zero Hora

Manchete: Desemprego de janeiro é o menor desde 2003

Com a taxa mais baixa entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, Porto Alegre registrou índice de 3,9%, enquanto o país alcançou 5,5%. (Págs. 1 e 12)

Ficha Limpa

Lei deve gerar onda de ações na Justiça

Especialistas ouvidos por Zero Hora preveem polêmica sobre regra aprovada pelo STF. (Págs. 1 e 6)

Oportunidade

Concursos nacionais selecionam

Caixa, Ibama e Agência de Águas fazem seleções para mais de 350 vagas em 2012. (Págs. 1 e 12)

Magistério

Piratini vai apresentar calendário do piso

Proposta de reajuste para os próximos três anos terá inflação como base. (Págs. 1 e Rosane de Oliveira na 8)

Clipping Radiobrás

Edição: Equipe Fenatracoop

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.