Museu Histórico de Cambé completa 30 anos e lança Selo Comemorativo
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 29th outubro 2015

IMG_5684Para comemorar os 30 anos de Fundação do Museu Histórico de Cambé, a Prefeitura e a FUNCAC, lançaram no Centro Cultural, o Selo Comemorativo alusivo ao 30º Aniversário de Fundação do Museu Histórico de Cambé. Fundado dia 30 de outubro de 1985. O Museu Histórico realizou diversas exposições, através de sua organização do acervo dentro dos padrões da museologia, cursos e intercâmbios com outras instituições, preservando o aMuseu Histórico de Cambé completa 30 anos e lança Selo Comemorativocervo histórico do município. “O objetivo principal do Museu é de preservar a história dos imigrantes, colonos que vieram no início da década de 30. Para isso, colhemos depoimentos dos pioneiros, muito rico em detalhes. Ao mesmo tempo recolhíamos objetos que eram usados durante a colonização, além de documentos e fotografias”, diz Cesar Cortez, diretor do Museu Histórico e um dos fundadores.

Em seu histórico, o Museu participou da descoberta do sítio arqueológico da Missão Jesuítica San Joseh, fundada em 1625 e localizada na Fazenda Santa Dalmácia. Os trabalhos para a identificação do Sítio foram iniciados em 1990. “Fomos visitados pelo professor João Sabaini dizendo que tinha vários fragmentos indígenas espalhados pelo município. Como os objetos nem sempre eram guardados, fizemos uma correspondência às professoras de Escolas Rurais para conscientizar as crianças e os pais de que os objetos eram importantes e deveriam ser encaminhados ao Museu. Como eram muitos objetos trazidos, foram contratados dois arqueólogos que constataram a existência do sítio arqueológico”, conta Cortez.
Os 30 anos de Fundação do Museu Histórico de Cambé foi comemorado com uma cerimônia organizada pelos funcionários do Museu e FUNCAC e contou também com uma homenagem especial ao fundador, diretor e jornalista Cezar Cortez.

Fotos do Evento:

Compartilhe nossa Matéria