Não é Piada: Concurso Público em Cambé cobra conhecimento de porcarias da música e TV

717

O concurso público para o cargo de gari no Município de Cambé/PR, cujo prefeito é João Dalmacio Pavinato (PSDB), realizado no último domingo (25), exigiu conhecimentos de “atualidades”. Até aqui tudo bem, se fossem exigidos, por exemplo, conhecimentos atuais básicos sobre o que acontece no Brasil e no mundo nas áreas relativas à Administração Pública, economia, cultura, etc.

Mas a prova elaborada pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR), uma fundação privada de apoio à Universidade (cujo o modelo eu questiono bastante), fez uma prova exigindo conhecimentos de atualidade sobre porcarias da TV e da música, valendo 1/4 da prova.

Exigência de conhecimento sobre a crise européia? Não, preferiram exigir que o candidato conheça o que é transmitido no programa Zorra Total, uma porcaria da TV Brasileira.

Conhecimentos sobre a Semana de Arte Moderna de 1922? Não, foi necessário conhecer o que é noticiado nas revistas de fofoca mais rasteiras, que noticiam tudo sobre a vida pessoal dos sertanejos:

Tudo bem, poderia ser exigida cultura novelística. Que tal então exigir um pouco de história da novela sobre tramas como Roque Santeiro e Vale Tudo, com críticas políticas e sociais. Mas não:

 

Sem comentários sobre a próxima questão:

O que passou pela cabeça de quem formulou a prova? Que os garis devem ser todos ignorantes e com gosto cultural duvidoso? Isso é um total absurdo.

Mas foi bom isso acontecer para que comecemos a rediscutir o papel do concurso público no Brasil. Se é para quem sabe mais decorar dispositivos legais, ou no caso em em tela, saber mais sobre o lixo da nossa cultura, ou quem realmente é o mais capacitado para ser um agente ou servidor público realmente competente e comprometido com a coisa pública.

Comentário Bêne Filho TV Cambé:

 

Para quem acha que isso é uma brincadeira, acesse a prova no site da fundação privada, clique aqui.

Deixe seu comentário e relate outros problemas encontradados



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


21 thoughts on “Não é Piada: Concurso Público em Cambé cobra conhecimento de porcarias da música e TV

  1. Willian

    Será que a o ensino vai de ensinar História, Geografia, Matemática… para ensinar: Personagens de programas de TV, que não são modelos de cultura, quanto mais modelo de qualidade.
    Uma instituição que promove uma vergonha dessas, nem pode ser chamada de “Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR).
    Se for assim, creio que o nome da “fundação” esteja errada, ou o conhecimeno que eles defender seja esse tipo de estudos e pesquidas.

    Reply
  2. RINALDO

    Quem elaborou a prova se esqueceu da seguinte pergunta de História do Brasil:

    1. Quem descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Ca___.
    a) bral.
    b) brel.
    c) bril.
    d) brol.
    e) brul

    Reply
  3. Escondido de tanta vergonha (2)...

    Os dominadores da cultura são exclusivistas. Querem a política, a economia, a oportunidade de renda, o lazer, o conforto, a paz e a qualidade de vida só para eles. São os chamados pseudo-intelectuais, que acham que sabem tudo e desprezam o conhecimento alheio. Por isso não sabem de nada! As variedades estão aqui, bem na faixa de pedestre pintada na avenida Inglaterra e que não é respeitada pelos motorizados. Estão no índice de infestação do mosquito da dengue, que no último levantamento subiu para 2,1. Estão no Jardim Campo Verde, que espera suas casas, seus empregos e o resgate da dignidade de seus moradores com uma relação de respeito das autoridades. Os dominadores da cultura não querem repartir os seus conhecimentos. Por isso os excluídos, quando tentam uma oportunidade, são obrigados a saber da novela do Aguinaldo Silva, da Valéria do Zorra Total, do Faustão que chama todo mundo de babaca, do Pedro Bial e tantas outras porcarias da televisão brasileira. Vamos todos ao show do Michel Teló na ExpoLondrina, pois estou desempregado e vou fazer um concurso. E vai que perguntem quais foram as música cantadas no show por essa farsa nacional?

    Reply
  4. Escondido de tanta vergonha...

    Ainda em variedades uma questão ofende um grande líder do futebol brasileiro. Sócrates é chamado de “libertário”. Sim, com aspas, o que piora ainda mais o tom da ofensa. Sócrates, no auge da carreira, foi um dos mentores da famosa democracia corinthiana, que estabeleceu uma relação de respeito aos atletas. “Libertário” é o indisciplinado ao extremo, o anarquista não-político que só faz para incomodar. Sou palmeirense, mas tenho o Sócrates, que faleceu recentemente, como um líder de sua categoria e por isso o respeito muito. Aliás, concurso desse tipo só acontece porque os líderes políticos são de barro.

    Reply
  5. Curiosou seja prova totalmente

    O que eu gostaria de saber é de quanto foi o gasto com essas provas, quem viu o material em que foi impresso não acredita que isso era uma prova séria, um papel que parece jornal reciclado, com questões sobre atualidades que tem esse nome somente por passar na tv e não ser de forma alguma importante ou ter base jornalística, e questões de matemática que não seriam resolvidas por pessoas que tenham somente o ensino fundamental incompleto.
    Mais um absurdo pago com dinheiro público.

    Reply
    1. Bruno

      Todos estão falando sobre as questões de atualidades, mas também precisa citar as questões de matemática, que na minha opinião, algumas são para nível médio e não fundamental, portanto a prova não estava tão simples assim, até as de português algumas era confusas.

      Reply
    1. Caio

      Muito triste com essa notícia.
      Esse tipo de coisa, joga na cara da sociedade o nível da educação do povo brasileiro… Não apenas pelo “gosto duvidoso” mas sim pelo nível que exigem desses candidatos…
      As justificativas são mais tenebrosas ainda: Quer dizer, o candidato é tão “palerma” que quando ele vê um telejornal ou lê uma revista, ele só procura esse tipo de notícia.
      Milhares de outra atualidades passaram no jornal e foram destaque na mídia internacional (essa é a justificativa pra questão estúpida sobre a dancinha do Cristiano Ronaldo).
      Uma vergonha pra população dessa cidade, que devia se mobilizar e exigir explicações das pessoas que aprovaram a aplicação desse concurso, que nas entrelinhas, chama seus participantes de idiotas e alienados.

      Reply
  6. Marcela Nogueira

    A prova referente a todos os cargos tem várias questões duvidosas.
    O descaso do prefeito e seus agregados, é uma vergonha. Acorda população Cambéense!!!!!!As eleições estão aí………….

    Reply
  7. walda chanan diniz

    têm duas questões que deveriam ser anuladas, uma de português e a outra de matematica. Portugues a questao nr 03 tem duas respostas iguais, não deveria ser anulada… resposta B e E são iguais. Na de matematica Questão nr 30, falta o metro quadrado, “assentam 24 de cerâmica, a pergunta tá estranha, são peças de ceramica?? Qual a metragem da cerâmica, ou metro quadrado???
    Por favor, verifiquem !!!

    Reply
  8. Bene Filho Socorre nós.

    É verdade que a prefeitura treinou os funcionários do Instituto atlântico para eles levarem vantagens no concurso público dia 25? Investiga ai bene por favor! eu não tenho coragem de enfrentar porque depois sou perseguido e como comerciante posso ser prejudicado. Acho isto uma vergonha porque o concurso nao pode ser direcionado e se a prefeitura treinou estes funcionários mostrou que queria eles passando no concurso causando desigualdade na disputa. Injustiça Pura. Bene nesse mato tem coelho.

    Reply
  9. Alceu Padilha Siqueira

    A pessoa que elaborou estas questões devia estar com uma revista Ti Ti Ti, Minha Novela, Caras, ao lado dela, não é possível uma coisa dessa… analfabeta política! Acho que a cabeça dela estava tão vazia de assistir televisão ou, pelo contrário, o seu cérebro estava entupido de esgoto televisivo.
    Isso não passa de um pré-conceito sobre a classe dos trabalhadores que optam pelo cargo de gari. Ela acha que todos eles pensam como ela.
    É isso mesmo que os detentores do poder querem: fabricar mais e mais alienados para continuarem a estar no poder e dominar a massa do povão, continuem assim que vcs vão ver onde vão parar!

    Reply
  10. Luiz Antonio

    Este pais só vai mudar quando o pvo saber a força que tem, e parar de ver televisão principalmente estes programas que não traz nada de educativo, para ninguem só deixa o povo mais burro. Mas para estes politicos do nosso pais quanto mais burro o povo for melhor, ai o povo pode ser dominado com mais facilidade.

    Reply
  11. marcos

    aff sem comentario que pais e este ,quem formulou e esta prova isso e o pior ignorante dos ignorantes ,ou coisa de quem nao tem nada o que fazer,

    sem comentario mesmo,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *