Neste sábado tem coleta de sangue das 9 às 12 horas no calçadão
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 20th novembro 2015
coleta_sangueCom o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue, vai acontecer em Cambé, neste sábado, das 9 às 12 horas, no calçadão, uma coleta de sangue envolvendo o Hemocentro de Londrina, a Prefeitura, através das Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e FUNCAC. O município de Cambé tem hoje um Projeto de Lei de autoria da Vereadora Estela Camata, que fará parte do calendário de comemorações oficiais do município e que trata das atividades de conscientização com relação a doação de sangue, a ser realizada, anualmente, no mês de novembro. Tais ações tem por objetivo conscientizar a população, através de procedimentos informativos, educativos e organizados sobre a importância da doação de sangue.
A OMS – Organização Mundial de Saúde estipulou a data de 25 de novembro como o “Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue”. O mês de novembro devido ao fato de ser habitual o baixo estoque em unidades de saúde nos meses de dezembro e janeiro, ao mesmo tempo, é quando há aumento elevando na demanda por sangue nos hospitais. Além de ser uma forma de homenagear e agradecer a todos os doadores. Tais ações se fazem  necessárias, e o objetivo do Projeto de Lei é ajudar a amenizar o problema da falta de sangue no Hemocentro, contribuindo significativamente para o aumento de estoque nos bancos de sangue. Como também, minimizar o sofrimento das pessoas, que necessitam de  reposição sanguínea seja em, cirurgias, tratamento do câncer, doenças renais crônicas, acidentes, entre outras, o que pode levar muitas pessoas a perderem a vida.
O hemocentro faz um apelo a comunidade em geral para doarem sangue entre o dia 23 á 28 de novembro, devido a proximidade das datas festivas, onde se dá um aumento no número de acidentes de transito. Daí a necessidade de um estoque maior desse material biológico.
Compartilhe nossa Matéria