O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (04/12), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, protocolo de intenções com a diretoria da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) para a instalação de uma unidade da empresa na cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Enquadrada no programa de incentivos fiscais Paraná Competitivo, a nova planta industrial receberá investimento de R$ 580 milhões e vai gerar 500 empregos diretos. “O Paraná cresce na contramão da desaceleração da economia do País, garantindo mais oportunidades de trabalho e vida digna aos paranaenses”, disse Richa.

A nova unidade produzirá, a partir de 2014, cervejas e refrigerantes. Inicialmente, a capacidade de produção será de 700 milhões de litros de bebidas, para atender a demanda local e para exportação. Atualmente a companhia mantém duas unidades no Estado, que respondem por cerca de 30% do consumo das marcas da empresa no Paraná.

O investimento da companhia também resultará na criação de mil postos de trabalho durante as obras e mais de 12,5 mil empregos indiretos. A construção será iniciada assim que os dirigentes da AmBev definirem a área onde a fábrica será instalada e a partir da emissão de licenças ambientais. A unidade será a maior produtora de cerveja e refrigerantes do Sul do Brasil.

Richa atribui a atração da nova fábrica à eficiência do programa Paraná Competitivo e ao resgate da confiança do setor industrial no estado. “Recuperamos o bom ambiente para negócios com respeito, diálogo e segurança jurídica”, afirmou. Ele destacou que em menos de dois anos já foram confirmados R$ 20 bilhões em novos empreendimentos com a criação de mais de 120 mil empregos.

Segundo o vice-presidente de Relações Corporativas da AmBev, Milton Seligman, a instalação da unidade foi possível pelas boas condições que o Paraná oferece. Ele elogiou o programa Paraná Competitivo e o empenho do governador Beto Richa em defender os interesses do Estado. O executivo destacou que ainda as condições de logística e geográficas foram decisivas para a decisão do investimento.

Seligman destacou que o investimento reforça a parceria da Ambev com o Paraná, onde a companhia emprega mais de quinze mil colaboradores, entre diretos e indiretos, e já matem duas unidades fabris, uma em Curitiba e a outra em Almirante Tamandaré. A empresa conta com seis centros de distribuição no Estado.

O prefeito de Ponta Grossa, Pedro Vosgrau, disse que a empresa trará mais desenvolvimento para a região dos Campos Gerais. Os secretários da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, afirmaram que a fábrica vai promover oportunidades para milhares de famílias, geração de renda e empregos.

PARANÁ COMPETITIVO – O Paraná Competitivo foi criado no início de 2011 para reinserir o Paraná na agenda dos investidores nacionais e internacionais. O programa contempla uma série de medidas por meio da dilação de prazos para recolhimento do ICMS, investimentos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e de capacitação profissional, para tornar o Estado atrativo para novos empreendimentos produtivos que gerem emprego, renda, riqueza e desenvolvimento sustentável em todo o estado.

Os benefícios são definidos tecnicamente e levam em conta critérios como o tipo do investimento, a geração de empregos, o impacto econômico, meio ambiente e o grau de inovação. Quanto mais carente e necessitada for a região, maiores são os incentivos concedidos pelo Governo do Paraná.

Participaram da assinatura do protocolo, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Jonel Iurk; o sub-chefe da Casa Civil, Guto Silva; o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Plauto Miró; o deputado estadual, Bernardo Ribas Carli; o prefeito eleito de Ponta Grossa e deputado estadual, Marcelo Rangel; o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, João Carlos Gomes; o diretor industrial da Ambev, Márcio Fróes Torres; vereadores eleitos e lideranças comunitárias de Ponta Grossa.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.