O som da sanfona animou a programação comemorativa do Dia Internacional da Mulher, durante a apresentação do Grupo de Acordeon Evelina Grandis, de Londrina, no Calçadão de Cambé. O espetáculo cativou o público principalmente pela informalidade: o diálogo dos integrantes do público com os presentes, por exemplo, deixou todos à vontade. Assim como a oportunidade que o Grupo Evelina Grandis ofereceu aos sanfoneiros de Cambé, para que pegassem um instrumento e se somassem à turma.

Foi a segunda apresentação do Evelina Grandis em Cambé. Em julho de 2009 o grupo ocupou o mesmo Calçadão e foi rodeado de admiradores. Nas duas oportunidades, alguns clássicos da música popular brasileira foram eternizados ao som de acordeons tocados por mãos hábeis de pessoas experientes. Alguns integrantes do grupo estão na faixa dos 80 anos de idade.
O Evelina Grandis, que tem como uma das incentivadoras a londrinense Sonia Swenson Grandis Lepri, filha de Evelina, surgiu nos anos de 1950. Evelina era professora do Colégio Hugo Simas e foi uma das primeiras professoras de acordeon da cidade. Faleceu em 1985 e por muitos anos os instrumentos do grupo deixaram de emitir sons.
Anos depois, a filha se juntou aos admiradores de Evelina e reativou o grupo, que passou a ter o nome da mãe.
A programação do Dia Internacional da Mulher prossegue em Cambé até o dia 22 de março com palestras, oficinas, atividades nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social e outros eventos.
Entre as atividades agendadas, uma será realizada também no Calçadão. Será na quarta-feira, dia 16, às 14 horas, sob a coordenação da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). No local o Projeto NAF (Núcleo de Aprendizagem para o Futuro) realizará a Campanha sobre o Dia Internacional da Mulher.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.