Saúde Pública já vacinou 63% do público alvo contra a Gripe Influenza
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 9th maio 2016
h1n1_h3A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza segue até dia 20 de maio, mas Cambé já registra intensa procura pela vacinação nas UBS’s da cidade. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a campanha está ainda em sua segunda semana, mas 63% do público alvo da campanha já foi imunizado, ou seja, 13.089 pessoas já se vacinaram, quando a meta é atingir até o dia 20 de maio, 26.744 pessoas. Este resultado é muito positivo, quer dizer que as pessoas se conscientizaram dos perigos da Influenza e também estão assustadas com os casos de morte por Gripe. Até a manhã do dia 9 de maio, 8.277 idosos já haviam se vacinados, ou seja, 72,16% da meta para este grupo; Já o número de puérperas já imunizadas até essa data era de 120, o que corresponde a 74,07%. O grupo das crianças já ultrapassou a metade da meta, 3.252 crianças já foram vacinadas, o que atinge  57,19% da meta. Já no grupo de gestantes, a procura ainda foi normal, de acordo com registros, apenas 455 grávidas se imunizaram, atingindo 46,24% da meta e por fim, os trabalhadores da área da saúde foram os que menos procuraram pela vacina, somente 985 pessoas se vacinaram, o que corresponde 38,40%.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que com a alta procura do público alvo e pelo o envio das doses da vacina pela 17° Regional de Saúde ter sido feita em várias etapas houve um desabastecimento em todos os postos de saúde do Paraná, mas a Secretaria Municipal de Saúde tranquiliza a população e afirma que nos mais tardar, até a manhã do dia 10 de maio, todas as Unidades Básicas de Saúde do município terão novamente doses da vacina contra a gripe. As vacinas acabaram mais rápido este ano, por conta do receio das pessoas com os casos de morte causados pela Gripe H1N1 em São Paulo. “Nós tivemos uma procura muito grande já na primeira semana de campanha contra a gripe por conta dos casos de morte que aconteceram em outros estados. As pessoas estão com medo de que vá faltar vacina, mas a Saúde Pública garante que a 17° Regional irá nos enviar as doses necessárias para vacinar todas as pessoas pertencentes aos grupos de risco”, justificou Maria de Brito Lô Sarzi, Secretária Municipal de Saúde de Cambé que explica que já são nove casos de H1 confirmados e cinco casos de H3.
Por determinação do Ministério da Saúde, terão direito à vacina gratuita idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias (puérperas), doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, funcionários e detentos do sistema prisional. Mais informações pelo telefone: 3174-0224.
Compartilhe nossa Matéria