Secretaria de Esportes de Cambé realiza Torneio Paranaense de Judô

604
No sábado, dia 16, a Prefeitura de Cambé junto com Secretaria de Esportes e a Delegacia Regional Norte, vai realizar o Torneio Paranaense de Judô. Cerca de 900 atletas, das categorias mirim a máster, participarão do evento. As competições acontecerão no Ginásio de Esportes do Jardim Ana Rosa, na Av. Antonio Raminelli com início às 13h30.
Cerca de 400 crianças que participarão do torneio, fazem parte da iniciativa um professor de educação física junto com a Secretaria de Esportes chamada “Judô nas escolas” e atende hoje quase 700 alunos em escolas municipais. “Em Cambé temos um numero muito grande de praticantes do esporte e o torneio vai ser a oportunidade dos atletas da cidade medirem forças com os de outras regiões” declarou Eduardo Cazarim, secretário de esportes.
Judô nas escolas
O projeto “Judô nas escolas”, iniciado há seis anos, é realizado hoje em seis escolas municipais. As aulas já fazem parte do currículo escolar em alguns centros de educação e em outros são ministradas no contraturno. A prática do Judô tem o objetivo de aproximar as crianças do esporte, melhorar o desenvolvimento físico e a disciplina dos alunos dentro e fora do ambiente escolar.
A iniciativa teve início com o professor de Educação Física, Marcelo Missaka, no CAIC. O projeto se desenvolveu e os professores Allex Bernardes e Murilo Mendes passaram a fazer parte e ministrar o esporte em outras escolas de Cambé. “No início não tínhamos estrutura, fomos conseguindo os materiais aos poucos para preparar o ambiente e as roupas próprias para as aulas.Hoje, além do CAIC, atendemos as escolas Pedro Kotz, Pe. Symphoriano Kopf, José Anchieta, Alvorada e Santos Dumont”, afirmou Murilo.
Além do Judô, a Luta Olímpica também foi implantada nas aulas e recebeu bom retorno dos alunos. Allex explicou que com o tempo foram desenvolvendo a prática, viram que teve boa aceitação e as crianças se adaptaram bem, além disso, completou que os dois esportes são revezados durante as aulas da semana.
Os treinos trouxeram bons resultados para o esporte da cidade, vários alunos já participaram de campeonatos regionais e nacionais, inclusive este ano. Murilo citou que duas alunas participantes do projeto vão representar o Paraná na modalidade de Luta Olímpica em um campeonato nacional em Curitiba: os Jogos Escolares da Juventude.
O comportamento dos alunos que participam das aulas de Judô melhorou, já que o esporte tem forte ligação com a disciplina. “A prática desse esporte ajuda a conhecer melhor o próprio corpo e seus limites. Com isso, a criança se desenvolve em todos os sentidos, dentro e fora dos treinos, tanto na relação com si mesmo, quanto com as outras pessoas”, explicou Allex.
A evolução do projeto chegou à criação da Escola de Lutas, que será inaugurada no final de outubro. De acordo com Murilo, a Escola possibilitará a prática do esporte mesmo depois que os alunos saírem das escolas municipais e poderá formar atletas até uma idade mais avançada. Além do tatame, o local contará também com uma academia, biblioteca, videoteca e possibilitará o ensino de outras modalidades de luta, como o Jiu-Jitsu e Taekwondo.


Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *