unnamed

Temperaturas oscilando a mais de 30°e períodos intensos de chuvas, são fatores que promovem um aumento no aparecimento de animais peçonhentos tanto em áreas rurais, como em urbanas. Esse fato notado em diferentes épocas do ano, já é esperado pela Secretaria Municipal de Saúde Pública e com isso, a Vigilância Ambiental de Cambé divulga um informativo alertando a comunidade sobre o aumento da aparição desses animais.

Segundo o departamento, essas mudanças climáticas potencializam situações perigosas “é comum o surgimento de aranhas, cobras, escorpiões, entre outros animais peçonhentos em casas que possuem assoalhos e em quintais onde se guarda madeira ou materiais recicláveis. E com as chuvas, esses animais circulam mais para procurarem abrigo. Portanto, é preciso ter cuidado ao manusear esses materiais e o ideal é que seja feito o descarte regular desses objetos”. Ainda de acordo com a Vigilância Ambiental, esses bichos procuram por locais que possuam mato alto, ou ainda, lugares que apresentam acúmulo de lixo.

Com isso, a Prefeitura de Cambé,através da Vigilância Ambiental, alerta a população para manterem seus quintais e datas vizinhas as residências livres de lixo e restos de materiais “se você mantiver sua casa, loja, local de trabalho livre de mato e sujeira, a possibilidade de encontrar um desses animais diminui”, conta o Chefe da Vigilância Sanitária e Ambiental de Cambé, Maurício Gomes Rocha Neto.

Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária e Ambiental, caso ocorra um contato, uma picada de algum desses animais, o aconselhável é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e se possível, levar consigo o animal que tenha dado o bote para que o atendimento adequado seja oferecido. Caso a captura do animal não seja possível, é sugerido que a Vigilância Ambiental seja informada sobre o ataque para que esse animal seja capturado.

Mais informações pelo telefone: (43) 3174-0242.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.