A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a Campanha de Multivacinação com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente, em especial das crianças que estão com as vacinas de rotina atrasadas. Mais de 10 tipos de vacinas para o combate de doenças frequentes estão disponíveis para menores de 15 anos de idade.
A Campanha Nacional de Vacinação vai do dia 11 até o dia 22 de setembro e é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde. As vacinas disponíveis para menores de 7 anos são: BCG, Hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A, e varicela. E entre 7 e 15 anos: Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV e varicela.As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cambé atendem das 7h às 19h. E no dia 16, sábado, será realizado o “Dia D”, data da divulgação e mobilização nacional. As UBSs funcionarão das 8h às 17h, para intensificar a Campanha. Para receber as doses, basta comparecer no local de vacinação com a carteirinha e o documento de identificação em mãos.
HPV
Foi prorrogado o prazo para a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano), doença sexualmente transmissível (DST). A campanha de imunização contra a doença vai até o dia 30 de novembro, e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Cambé. Homens e mulheres até 26 anos de idade podem ser imunizados. Gestantes e pessoas alérgicas a algum componente da vacina não podem receber a dose.De acordo com o Ministério da Saúde a vacina é totalmente segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra 4 tipos do HPV. Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país.Além disso, qualquer pessoa pode realizar o teste rápido para DSTs (HIV, sífilis, hepatites B e C) nas UBSs, preferencialmente gestantes, de Cambé, ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Secretaria de Saúde, na Rua Pará, 154. É necessário portar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.