Cambé campeão geral. Foto:Jairo Gome
Cambé campeão geral. Foto:Jairo Gome
Cambé campeão geral. Foto:Jairo Gomes

Terminou em grande estilo a 56ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, divisão B, realizado de 23 a 29 de agosto em Arapongas com a participação de 2.800 atletas em 11 modalidades. A cidade de Cambé levou o título de campeão geral dos JAPs com 40 pontos, três a mais que a vice-campeã Pato Branco.

O último dia foi cheio de decisões, com grandes jogos de basquete, handebol, futsal, vôlei e futebol. Antes, Campo Largo e Guarapuava levaram o vôlei de praia. No bolão feminino deu General Carneiro, no masculino quem levou foi Ponta Grossa. No kickboxing Maringá dominou e levou nos dois naipes. Na bocha masculina quem venceu foi Teixeira Soares e as mulheres de Pato Branco levaram o ouro.

No futebol, os atletas de Cidade Gaúcha entraram para história do município conquistando o título da modalidade, vencendo a partida por 2 a 0 em cima de São José dos Pinhais. O triunfo é inédito para a cidade de 12 mil habitantes, que além da primeira colocação também garantiu uma vaga na divisão A – 2014.

Invicta e sem perder nenhum set na competição, a equipe de voleibol masculino de Francisco Beltrão conquistou o título inédito da Divisão B nos 56º Jogos Abertos do Paraná (JAPs). O confronto realizado no ginásio do Sesi, em Arapongas, foi contra outra favorita ao título, a equipe de Castro, pelo placar de 3 a 0, e parciais de 25×21, 25×22 e 25 a 19.

Também com cinco vitórias e nenhum set perdido, São José dos Pinhais conquistou o título no voleibol feminino dos JAPs, Divisão B. O jogo da final contra a equipe de Toledo terminou em 3 sets a 0, com parciais de 25×19, 25×20 e 31×29.

Final digna de dois grandes times do futsal paranaense nos 56º Jogos Abertos do Paraná, Divisão B, uma demonstração de muita técnica, tática e determinação. De um lado uma seleção dos dois times que disputam a Série Ouro por Foz do Iguaçu, do outro a equipe de Pato Branco, que também faz parte da elite do futsal paranaense. Quem levou a melhor foram os pato-branquenses com uma vitória construída com muita cautela e toque de bola.

No basquete masculino, a final colocou frente a frente duas forças do basquete do norte paranaense. Ivaiporã e Cambé fizeram um jogo emocionante definido nos últimos minutos de partida, quando os cambeenses acertaram a mão e abriram vantagem para esperar o apito final em 54×41, comemorando o ouro. Ainda na quarta-feira, Campo Mourão havia ficado com o título do basquete feminino.

Foz do Iguaçu e Guarapuava jogaram a decisão do futsal feminino. O empate em 3 a 3 levou a decisão para os pênaltis e brilhou a estrela da goleira Nathália Cáceres que com duas defesas garantiu o título para as iguaçuenses.

No handebol feminino a confirmação do título para Umuarama. A equipe franca favorita comprovou o alto índice técnico e com campanha impecável venceu na final Campo Mourão por 32 a 12.

No último jogo dos JAPs, os cambeenses tinha pela frente o Toledo na decisão do handebol masculino, e além do título da modalidade carregavam o peso de se a equipe ganhasse, levariam o título de campeão geral. Até a metade do segundo tempo, os toledanos estavam colocando “água no chopp”, mas nos minutos finais a juventude dos atletas de Cambé prevaleceu e finalizaram o jogo em 29 a 23.

Com o título do handebol e basquete masculino, Cambé saltou na classificação alcançando 40 pontos e ficando com o título de campeão geral. Pato Branco ficou em segundo com 37 pontos e Foz do Iguaçu terminou com 33 na terceira colocação. Completam a lista das dez primeiras colocadas no quadro geral da competição, Toledo, Arapongas e Ponta Grossa com 31, Guarapuava com 29, Campo Mourão com 28, e Maringá e Campo Largo com 26.

Na edição de Arapongas, duas modalidades participaram como apresentação nos JAPs. O handebol de areia e o futebol 7 foram disputados mas não contaram pontos para a classificação geral.

Segundo o coordenador de esportes da Secretaria do Esporte do Paraná, Luis Antônio Costenaro, os JAPs demonstram o crescimento do esporte em todos cantos do Estado: “Nesta segunda experiência com realização das divisões em datas distintas tiramos melhor proveito dos municípios que agora podem competir de igual para igual, lutando pelo título geral. Cambé é um bom exemplo disso, levou o título com méritos.”

Realizando uma competição estadual depois de 36 anos, o município de Arapongas mostrou ao Paraná uma organização praticamente impecável dos jogos. Segundo o prefeito Padre Beffa, além de uma competição esportiva, o evento contribuiu para a cultura esportiva e para a economia araponguense: “Tivemos em nossa cidade mais de 3.000 pessoas. Acolhemos todos com a nossa hospitalidade peculiar e nos esforçamos para fazer o melhor. A cidade estava com saudades de uma competição como esta e agora vamos tentar realizar cada vez mais eventos para que a população se acostume a torcer e se empolgar.”

A 56º edição dos Jogos Abertos do Paraná é uma realização do Governo do Estado do Paraná através da Secretaria do Esporte do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Arapongas por intermédio da Diretoria de Esporte, contando com o apoio dos Escritórios Regionais do Esporte e as Federações Esportivas do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.