Edifício sede da Copel. - Foto: Divulgação Copel

“Estar mais uma vez nesse ranking é uma recompensa a todos os copelianos que diariamente trabalham com dedicação para fazer a Copel que os paranaenses tanto admiram. É um orgulho muito grande e esse ranking projeta a imagem da empresa para todo o país”, afirma o presidente da Copel, Jonel Iurk.

Criada há 22 anos, a pesquisa levanta informações por meio de entrevistas com empregados, que resultam na atribuição de um Índice de Felicidade no Trabalho. A partir de todos os resultados, é estabelecido um ranking das 150 com melhor clima organizacional no país.

ÍNDICE DE FELICIDADE – A metodologia para quantificar a satisfação dos empregados nas empresas leva em conta fatores como salário, oportunidades de carreira, liderança e qualidade de vida.

Para a primeira etapa da seleção são escolhidos, aleatoriamente, três mil empregados. Eles devem responder a 80 questões que identificam o grau de satisfação com o ambiente de trabalho, o trabalho em si, os chefes e os colegas. O questionário gera um indicador denominado Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT).

Além da pesquisa com os empregados, a empresa dever responder a um formulário específico, com descrições das práticas de gestão, e que resultam num Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (IQGP). Para passar por esta primeira fase, a empresa precisa ter pelo menos 1.200 respondentes, obter pontuação mínima de 70% no IQTA e pelo menos 25 pontos no IQGP.

Se bem sucedida nesta primeira etapa, as empresas recebem a visita de um jornalista, que faz duas dinâmicas de grupo: uma com empregados e outra com gestores, todos selecionados pela revista Você S/A. O jornalista também entrevista o responsável pela área de recursos humanos.

A pontuação final do processo compõe o IFT. As empresas são organizadas em ordem decrescente do índice e as 150 mais bem colocadas vão para a lista do Guia das Melhores Empresas para Trabalhar.

Agência Estadual de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.