As férias escolares estão chegando ao fim. É hora de organizar as coisas, arrumar as malas, fechar as casas de praia e voltar à rotina. Preparar as crianças para o início de mais um ano letivo também é fundamental, principalmente aquelas que enfrentam uma nova fase em 2012, como a entrada no Ensino Fundamental e a mudança de escola.

A diretora da Escola Atuação, Esther Cristina Pereira, explica que “os pais precisam organizar a vida da criança, principalmente em relação aos horários de acordar e fazer as refeições, pois nas férias é comum não fazer valer estas regras. Porém, este processo não acontece de um dia para o outro, é necessário um período para que o físico da criança volte ao normal”.

Por diversos motivos, muitos alunos precisam mudar de colégio e o desafio para os pais se torna ainda maior, pois o estudante precisa adaptar-se a novas metodologias e a um novo grupo. “Em situações assim, tudo precisa ser pensado. É muito importante mostrar para a criança o site da escola, ler com ela os processos internos, os projetos desenvolvidos e as atividades oferecidas pelo novo colégio. Outra ideia é visitar o ambiente durante as férias e conversar com as coordenadoras, pois isso alivia a tensão da família e do aluno”, afirma Esther.

Outro ponto importante é manter as antigas amizades, pois é na idade escolar que essas relações estão se concretizando e são firmados laços para a vida inteira. “É interessante anotar o endereço dos antigos amigos e permitir que eles estejam juntos nos finais de semana para que essa relação de confiança não seja perdida”, argumenta a diretora.

A escola e os professores também desempenham um papel muito importante neste período. O colégio precisa receber bem os novos alunos e encantar novamente os antigos. “A escola não existe sem os estudantes. No primeiro dia de aula é muito importante criar um movimento de alegria, pois faz com que os alunos se sintam valorizados. Adaptação se faz com afeto, diálogo, prontidão, confiança e disciplina. A criança precisa sentir prazer em aprender e em estar na escola”, declara Esther.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.