Ministro da Integração Nacional vai sobrevoar municípios atingidos nesta quarta-feira
 
A senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), parlamentares paranaenses, representantes do Governo do Estado e os prefeitos Amilton de Paula (Morretes), Carlos Augusto Machado (Antonina) e José Baka Filho (Paranaguá), reuniram-se com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, no início da tarde desta terça-feira. O objetivo da reunião, que ocorreu no gabinete do ministro, em Brasília, foi levar as necessidades das regiões atingidas pelas fortes chuvas que caem no Paraná há vários dias e pedir agilidade na liberação de recursos.
Na oportunidade, o ministro solicitou que os prefeitos agilizem a documentação necessária para a liberação de recursos e pediu para que as negociações e liberações sejam feitas por intermédio do Governo do Estado, a fim de acelerar o processo. No entanto, Bezerra disse que só é possível falar em valores após uma análise detalhada do cenário.
Por isso, nesta quarta-feira, o ministro da Integração estará em Curitiba para reunião com o governador  Beto Richa e os prefeitos das cidades afetadas. A agenda ainda prevê um sobrevoo à região. Após esse levantamento de prioridades, Bezerra acredita que os recursos federais poderão ser liberados ao Governo do Estado num prazo de até dez dias. O ministro pediu que os municípios protocolem a situação de calamidade pública para agilizar os trâmites e para que o Ministério do Trabalho possa liberar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Além de fazer o repasse de medicamentos e cestas básicas, Bezerra adiantou que o Estado poderá ser beneficiado com um programa especial do Minha Casa Minha Vida para a construção de até 1.500 unidades para atender as famílias que perderam suas moradias.
Segundo a senadora Gleisi Hoffmann, é de extrema relevância a acessibilidade do ministro e a agilidade que o Governo Federal tem tratado o caso. “Esse primeiro contato com o ministro e também o secretário Nacional de Defesa Civil, junto com representantes do Paraná, é fundamental para traçarmos estratégias e os melhores caminhos para reestruturar a região afetada. Foi uma reunião muito produtiva, com encaminhamentos práticos. O Governo Federal está com disposição para ajudar, depende agora desse levantamento que será feito pelo ministro na região. Temos que fazer uma ação conjunta e rápida. Assim como o Rio de Janeiro foi atendido durante a tragédia no ano passado, vamos ter a mesma disposição do Governo Federal em relação ao Paraná.”
Participaram ainda da reunião os deputados federais Angelo Vanhoni (PT), Zeca Dirceu (PT), André Vargas (PT), Dr. Rosinha (PT), Alex Canziani (PTB), Sandro Alex (PPS), Ratinho Júnior (PSC), Assis do Couto (PT), Rosane Ferreira (PV), a vereadora Margareth Pacheco, de Antonina, além do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho e o secretário de Habitação Paraná, Mounir Chaowiche.

Foto: Adalberto Marques/ Integração Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.