Os trabalhos de coleta de dados para o Censo Demográfico de 2010 já começaram. A primeira entrevista desta etapa foi feita durante a reunião realizada na Prefeitura Municipal, com o coordenador da subárea do IBGE em Cambé, Hilário Bedendo Pricinato, entrevistando o Prefeito João Pavinato.  Nos próximos 90 dias, 110 recenseadores deverão visitar todos os domicílios de Cambé colhendo informações sobre o número de moradores, renda familiar, nível de educação, etc. As entrevistas podem ser feitas durante todo período do dia, inclusive fora do horário comercial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável pelo Censo, afirma que será a maior coleta da história do Brasil, estimando que mais de 58 milhões de domicílios serão visitados em todo o país. Segundo, Pricinato, os recenseadores devem visitar aproximadamente 30 mil residências em Cambé.

O Censo Demográfico, realizado a cada dez anos, oferece uma visão completa da realidade da população, revelando o número exato de habitantes e suas condições de vida. Os resultados do Censo são utilizados principalmente como base de cálculo para o repasse de verbas para cada município, para determinar o número de representantes políticos nas câmaras legislativas e para subsidiar políticas públicas de saúde, educação e habitação.
Equipamentos usados pelos recenciadores no Censo 2010

Uma das inovações do Censo 2010 é a utilização de um computador de mão para a coleta de dados. Com o uso do aparelho o IBGE pretende diminuir o tempo da entrevista, estimando uma média de 10 minutos no preenchimento do formulário básico. Outra novidade é a possibilidade de responder o questionário via Internet. No entanto, este recurso somente será aplicado em casos extraordinários. Quando não for possível a preenchimento imediato do formulário o recenseador passará ao morador um nome de usuário e senha do sistema do Censo para responder o questionário online.

Além do computador de mão, os recenseadores deverão utilizar colete e boné
do IBGE e crachá de identificação. A aplicação dos questionários vai até o dia 30 de outubro, caso não receba a visita do recenseador, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura pelo telefone 156 ou com o Posto de Coleta do IBGE em Cambé pelo telefone 3253-1084.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.