Outubro Rosa ilumina a fonte da Getúlio Vargas

0

A fonte luminosa de Cambé destaca a cor rosa neste mês de outubro. A iniciativa é da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), que participa do Movimento Internacional Outubro Rosa.

Uma das ações do movimento, representado no Paraná pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, de Curitiba, e pela Associação Nós do Poder Rosa, em Londrina, é a iluminação de um ponto da cidade na cor rosa.
O ato simbólico é para conscientizar a população sobre o câncer de mama e sensibilizá-la da importância do diagnóstico precoce. Além da iluminação da fonte, a APMI divulga material informativo sobre a mamografia e o auto-exame. “Faça o auto-exame, mas lembre-se que ele não substitui os exames feitos pelos especialistas”, recomenda, após esclarecer que no Brasil são cinco novos casos por hora.
O material ensina como fazer o auto-exame e informa sobre fatores de risco e prevenção. Nos anos 50, segundo o material da APMI, as chances de cura eram de 30%. Hoje, se diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 95%.
Sobre os fatores de risco do câncer de mama, as informações são de que estão o histórico familiar da doença, a alimentação com elevado consumo de gordura animal, a primeira gravidez após os 30 anos de idade, a menopausa acima dos 50 anos e o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
Entre os comportamentos que ajudam na prevenção constam a manutenção do peso ideal, a prática de atividade física, a dieta alimentar saudável e a realização periódica dos exames de mama.
A recomendação sobre o auto-exame é reforçada, para que seja feito mensalmente como forma de prevenção, mas seguida pelo alerta: “Não se esqueça que o procedimento não substitui o exame realizado por um especialista”.
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.