Prefeitura faz ações para marcar o Dia D de Combate à Dengue neste sábado

0
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

A Secretaria Municipal de Saúde está programando ações em prol do Dia Nacional de Combate à Dengue, marcado para o próximo sábado, dia 27 de novembro. A intenção é orientar a população sobre os cuidados com o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e dos meios para evitar que ele se prolifere. No sábado, a pasta vai montar uma barraca no calçadão do Centro e uma blitz educativa vai ser organizada em dois pontos da cidade – Avenida Inglaterra e Avenida Gabriel Freceiro de Miranda. A população vai receber panfletos e adesivos com orientações, além de sanar dúvidas e receber informações sobre os mutirões.

Daniela Borges Rigone, coordenadora das Ações de Campo do Setor de Endemias, explica que o trabalho vai ser semelhante ao que já vem sendo feito nas casas. “É uma ação educativa e com o intuito de realmente conscientizar as pessoas”, pontua. O último Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti, de outubro, mostrou que a cidade atingiu um Índice Predial de 1%, indicando que, estatisticamente, 6.282 imóveis da cidade possam ter criadouros ativos do mosquito da dengue.

Os números apontam que a cidade está em estado de alerta para a doença. Rigone explica que esses dados são fundamentais para organizar estratégias de prevenção e combate ao mosquito, ainda mais nesses meses mais quentes e com maior volume de chuvas. “Nós vamos abordar os motoristas, os pedestres, os lojistas e quem estiver passando para que essas informações essenciais sobre a dengue alcancem o maior número de pessoas”, ressalta.

Daniela Rigone pontua que o combate à dengue deve ser feito diariamente e que a participação ativa das pessoas é fundamental na eliminação dos criadouros do mosquito. “Nós temos que cuidar das nossas casas, dos espaços comunitários e públicos, só com isso podemos diminuir a incidência do mosquito e da doença”, finaliza.

Mutirões de limpeza
No último sábado (20), o mutirão da limpeza percorreu as vias do Cristal e da Vila Guarani e recolheu mais de 12 toneladas de lixo. Neste sábado, dia 27 de setembro, o mutirão vai abranger as ruas do Jardim Ana Rosa e do Cambé IV das 7h30 às 14h. O cronograma continua no dia 04 de dezembro na região central e no Cambé II; no dia 11 de dezembro no Novo Bandeirantes e nas proximidades do 24 Horas; e no dia 18 de dezembro nas vias do Jardim Santo Amaro, Jardim Silvino e Jardim São Paulo. Vão ser recolhidos objetos que possam acumular água, como vasos, tanques, pneus, latões, galões, móveis velhos. A Secretaria de Saúde frisa que as pessoas devem deixar esses materiais nas calçadas antes do horário, preferencialmente na sexta-feira à noite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.