Começou nesta terça-feira (01) a 4ª Semana de Conscientização sobre o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação, e vai até o dia quatro de agosto.
Segundo a coordenadora de educação especial, Cíntia Daquana, o evento tem o objetivo de conscientizar e capacitar os diretores e coordenadores das escolas, centros de educação infantil e do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI) a respeito do TDAH nas crianças das escolas de Cambé. Para ela é importante a discussão do assunto com os educadores para um melhor desenvolvimento social e escolar das crianças.No primeiro dia do evento, participaram três professoras da Universidade Estadual de Maringá (UEM) , para debater o assunto e, também, apresentar dados sobre a medicalização das crianças de Cambé, coletados em um projeto de pesquisa da universidade de 2015. A partir da pesquisa, a professora de psicologia Silvana Tuleski apresentou um total de 161 crianças do ensino fundamental fazem uso de medicamento controlado para combater o TDAH. Desse número, 125 são meninos, contra 36 meninas. Além disso, a pesquisa constatou que 136 crianças fazem uso do Metilfenidato, popularmente conhecido por Ritalina. A professora alertou para os cuidados a serem tomados, pois em muitos casos as consequências do uso desses medicamentos podem afetar o desenvolvimento das crianças.
Cíntia Daquana, esclareceu que os números podem ter aumentado, já que a pesquisa foi realizada em 2015, mas servem de parâmetro para analisar e contribuir na solução do TDAH nas escolas. Nos próximos dias do evento, serão debatidos com os diretores e coordenadores maneiras de identificar e alternativas para melhorar o desenvolvimento das crianças diagnosticadas com TDAH.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.