A redação do Portal Cambé recebeu na tarde desta quinta-feira (27) uma leitora do site que nos relatou dificuldades em fazer a segunda via da Carteira de Trabalho na Agência do Trabalhador de Cambé.

Segundo informações E. C. V. ela perdeu a carteira de trabalho e como arrumou um novo emprego se dirigiu até a Delegacia  e registrou o Boletim de Ocorrência para dar procedimento da segunda via da CTPS, ao chegar na Agência do Trabalhador em Cambé a denunciante foi informada que devido a seu documento de Identidade (RG) estar plastificado não seria possível a realização do procedimento de retirada da segunda via da Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS).

Sendo a Agência do Trabalhador de Cambé o único órgão publico da cidade que rejeitou o documento apresentado, e citou como exemplo a Polícia Federal a qual fez o passaporte a poucos dias e não teve dificuldades, ou até mesmo na delegacia de Cambé onde no mesmo dia fez o Boletim de Ocorrência referente a extravio da CTPS.

O Portal Cambé não conseguiu contato com a Agência do Trabalhador.

A Prefeitura de Cambé informa que desconhece a situação relatada na matéria. Esclarecemos como primeiro ponto, que o Portal Cambé não entrou em contato com a Agência do Trabalhador tampouco procurou a Secretaria de Comunicação e os assessores de imprensa para confirmar as informações sobre o caso. Como segundo ponto, informamos que a Agência do Trabalhador não faz a emissão da Carteira de Trabalho, este serviço é ofertado pelo Setor de Identificação. Assim, a Agência do Trabalhador não tem qualquer relação com o caso citado na matéria. O Setor de Identificação informou que a legislação não permite emissão da Carteira de Trabalho com documentos que não estejam de acordo com o especificado em Lei. A Carteira de Identidade (RG) não pode ser plastificada por iniciativa do cidadão. A plastificação do RG é considerada uma adulteração já que esse processo impede a verificação da autenticidade do documento. Isso pode ser verificado aqui http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2009/10/emissao-da-carteira-de-identidade-RG-e-gratuita-em-todo-pais.
Por último, informamos que o cidadão sempre pode solicitar uma segunda via da Carteira de Identidade caso ela esteja em condições irregulares. Esse processo pode ser feito na hora no próprio Setor de Identificação e o documento chega na residência do cidadão em 10 dias.
Considerando esses fatos, ressaltamos que a situação relatada na matéria não confere com os procedimentos do Setor de Identificação muito menos com os da Agência do Trabalhador.
A população pode entrar em contato com o Setor de Identificação no telefone 3174-0180 para dirimir outras dúvidas.
Mateus Itiyama
Jornalista – Secretaria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.