No dia 30 de agosto a Unidade de Saúde 24 Horas vai realizar um mutirão para doação de sangue. O Hospital Universitário de Londrina vai instalar na US a estrutura completa de seu Hemocentro, com equipe médica e todos os equipamentos para a coleta de sangue. O Hemocentro receberá doações de toda a comunidade das 10h às 16h.

Marcelo Ascencio, coordenador da Unidade de Saúde, explica que a iniciativa do mutirão partiu dos próprios funcionários da US. ”Eles (os funcionários) estavam interessados em doar sangue e como fica difícil se deslocar até Londrina sugeriram montar aqui um hemocentro de campanha”, afirma Ascencio. A partir da sugestão, Ascencio entrou em contato com o Hemocentro do HU que, após vistoriar a Unidade de Saúde, decidiu fazer a instalação completa do hemocentro e abrir a toda a população a oportunidade de doar sangue. Segundo Ascencio, nesse dia também será possível que a população faça também o cadastro para doador de medula óssea.
No dia da coleta, a Unidade de Saúde contará com uma sala para o cadastro e a triagem dos doadores, consultório médico, sala de coleta e sala para o lanche após a doação.
A doação de sangue é imprescindível para a saúde pública. Diariamente muitas pessoas precisam da transfusão de sangue o que implica na constante reposição dos bancos de sangue. A doação não afeta a saúde do doador, já que a quantidade de sangue retirado é pequena e imediatamente recuperada. Doar sangue também não oferece riscos ao doador de contrair doença. Nenhum material usado na coleta é reutilizado, eliminando qualquer possibilidade de contaminação.
O interessado em doar sangue deve ter idade entre 18 e 65, ter peso superior a 50 quilos e estar em boas condições físicas. Para a doação, o voluntário deve apresentar um documento de identidade com foto e submeter-se a avaliação médica feita no momento da doação.
O cadastro para doador de medula óssea é feito através da retirada de uma amostra do sangue do voluntário que será analisada e disponibilizada no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea. Qualquer pessoa que esteja em bom estado de saúde pode se cadastrar para a doação.
A Unidade de Saúde 24 Horas fica na rua Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 1000, no Jardim Golden Park, no prédio do antigo Hospital Londrina.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

2 Comentários

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.