a tarde do próximo domingo os cambeenses vão poder prestigiar o som da “Vitor Gorni Orquestra” interpretando músicas da Tropicália, em comemoração aos 50 anos do movimento. A apresentação vai começar às 16h no Parque Zezão e terá em seu repertório arranjos instrumentais de algumas das canções mais marcantes de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben, Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto.
A Orquestra foi criada pelo maestro Vitor Hugo Gorni em 1994. Sua formação atual consiste em três saxofones, dois trompetes, trombone, bateria, baixo, guitarra e piano. Seus integrantes são: Vitor Gorni, Lincoln Rodrigues e Wesley Cesar Florencio (Saxofones); Marcio Souza e Newton Cesar Florencio (Trompetes); Luciano Torres (Trombone); André Campelo (Guitarra); Mateus Gonsales (Piano); Gabriel Zara (Contrabaixo) e Rafael Torrente (Bateria). O show ainda terá as participações especiais de Paulinho Schoffen (voz) e André Gião (guitarra).
Vitor Gorni explica que ele e os integrantes da orquestra escolheram as músicas mais importantes para o movimento da Tropicália pela sua estrutura harmônica, melódica e as letras. “Escolhemos as que trouxeram uma nova proposta musical para a época, dentre elas Domingo no Parque, 2001, Tropicália e Baby”.
Gorni também comenta sobre a contribuição do movimento para a Música Popular Brasileira (MPB). “As melodias e as harmonias misturam elementos da MPB da época com o Rock moderno. Pela primeira vez foram utilizadas as guitarras elétricas na MPB, misturando-se com os instrumentos tradicionais, com arranjos modernos dos Maestros Rogério Duprat e Júlio Medaglia, utilizando cordas, sopros, guitarras elétricas, contra baixo elétrico, bateria, criando um novo estilo de MPB”, completa.
O espetáculo é uma realização do Cottonet Clube de Maringá e do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) com patrocínio da VIAPAR, do Instituto Cultural Ingá e apoio da Prefeitura de Cambé por meio do Projeto Jovens Tardes de Domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.