a tarde do próximo domingo os cambeenses vão poder prestigiar o som da “Vitor Gorni Orquestra” interpretando músicas da Tropicália, em comemoração aos 50 anos do movimento. A apresentação vai começar às 16h no Parque Zezão e terá em seu repertório arranjos instrumentais de algumas das canções mais marcantes de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben, Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto.
A Orquestra foi criada pelo maestro Vitor Hugo Gorni em 1994. Sua formação atual consiste em três saxofones, dois trompetes, trombone, bateria, baixo, guitarra e piano. Seus integrantes são: Vitor Gorni, Lincoln Rodrigues e Wesley Cesar Florencio (Saxofones); Marcio Souza e Newton Cesar Florencio (Trompetes); Luciano Torres (Trombone); André Campelo (Guitarra); Mateus Gonsales (Piano); Gabriel Zara (Contrabaixo) e Rafael Torrente (Bateria). O show ainda terá as participações especiais de Paulinho Schoffen (voz) e André Gião (guitarra).
Vitor Gorni explica que ele e os integrantes da orquestra escolheram as músicas mais importantes para o movimento da Tropicália pela sua estrutura harmônica, melódica e as letras. “Escolhemos as que trouxeram uma nova proposta musical para a época, dentre elas Domingo no Parque, 2001, Tropicália e Baby”.
Gorni também comenta sobre a contribuição do movimento para a Música Popular Brasileira (MPB). “As melodias e as harmonias misturam elementos da MPB da época com o Rock moderno. Pela primeira vez foram utilizadas as guitarras elétricas na MPB, misturando-se com os instrumentos tradicionais, com arranjos modernos dos Maestros Rogério Duprat e Júlio Medaglia, utilizando cordas, sopros, guitarras elétricas, contra baixo elétrico, bateria, criando um novo estilo de MPB”, completa.
O espetáculo é uma realização do Cottonet Clube de Maringá e do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) com patrocínio da VIAPAR, do Instituto Cultural Ingá e apoio da Prefeitura de Cambé por meio do Projeto Jovens Tardes de Domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.