“Arte” em colégio de Cambé causa grande polêmica

53159

Um trabalho de “arte” vem causado uma grande polêmica entre estudantes, pais, igreja católica e evangélicos em Cambé.

Entrevista com o Padre Antonio – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim Silvino

A exposição feita por alunos do Colégio Estadual Dom Geraldo Fernandes no Jardim Silvino e chocou a comunidade local ao serem queimadas e rasgadas páginas da Bíblia onde também foi feito a colagem de manchetes sobre abusos sexuais cometidos por padres e pastores, outra imagem polêmica foi a de uma boneca cometendo suicídio onde pode se ler a frase “Solução para seus defeitos”, outro ponto polêmico foi relacionado ao aborto onde foi mostrado formas de serem realizados o aborto.

Segundo o delegado Roberto Fernandes de Lima, uma mãe registrou queixa por se sentir incomodada com a exposição. O delegado considerou o evento realizado um absurdo e garantiu que na segunda-feira a direção da escola será intimada para prestar depoimento. Na sequência pais e alunos também devem ser ouvidos.

Entrevista com o vereador Paulo Soares (PTB)

Alguns pais procuram a delegacia de Cambé onde foi confeccionado um boletim de ocorrência e também encaminharam denuncia ao Ministério Publico.

Entrevista com Toni Eferson (Pai de aluno)

Já no período da tarde uma comissão formada por pais foram até a câmara de vereadores de Cambé cobrando uma ação por parte dos vereadores, eles foram recebidos pelos vereadores Paulo Soares, Zezinho da Ração, Nilson da Bahia, Tokinho e Bérro

O Nucleo Região de Edução já estava ciente do fato ocorrido no colégio, mas ainda não poderia comentar sobre o assunto, a professora responsável pelo trabalho realizado em sala de aula até o fechamento da matéria não retornou ao Portal Cambé.

Senador Magno Malta se manifestou sobre o assunto:

 



Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.


27 thoughts on ““Arte” em colégio de Cambé causa grande polêmica

  1. Adriana Santos

    O povo não perde um capítulo das “santas” novelas da globo e vão se chocar com um trabalho escolar!!! povo sem futuro…

    Reply
  2. Harry

    Até pouco tempo atrás eu não acreditava em doutrinação de esquerda nas escolas. Achava que era só implicação do pessoal da direita.

    Mas, já ficou bem claro que existe. Professores medíocres ensinando sua sua ideologia barata e destrutiva a alunos que deveriam estar aprendendo matemática, física, português, etc…

    Criam militantes mirins orientados ao sexo, ao homossexualismo, à anarquia, ao ódio às religiões, mas que mal sabem escrever ou fazer um simples cálculo matemático.

    Grande evolução!

    Reply
  3. Lucio

    Perfeito Marcos! Vivemos no tempo do non sense. Polemizar uma exposição de arte que mereceria todo o aplauso do mundo. Não vejo nada demais. Arte é isso mesmo. Incomodar, questionar. Apenas pessoas ignorantes são capazes de questionar um trabalho tão expressivo como este desta escola. Temas tabus como suicídio e aborto provocam essa celeuma mesmo nesta gente moralista que são incapazes de pensar estes dois graves problemas de saúde pública de nossos país, Aborto e suicídio matam milhares e milhares ano justamente porque não somos capazes de discutir publicamente esses graves problemas em nossa sociedade. Não há ensino, nem incentivo a aborto e suicídio. Quanto à celeuma da bíblia rasgada, qual o problema? Foi comprada e paga, é um livro como qualquer outro. As pessoas precisam aprender que a religião delas não é a única. Aprender a conviver com a diversidade é saudável. O objetivo não foi macular nenhuma crença, o objetivo foi refletir, questionar. Escola é para isso. É para formar as pessoas para a criticidade e não para a ignorância. Parabéns à escola! Espero que enfrentem à altura essa gente de poucos miolos e moralistas.

    Reply
  4. Antonio

    Essa escola e a professora de Artes responsável (que ninguém divulgou o nome), devem ser daqueles que defendem criança tocar em homem nú,como no Museu de SP, e a exposição QueerMuseu do Santander, com quadros de Zoofilia e Pedofilia.
    Se fossem preocupados com a família nunca iriam permitir que alunos do ensino fundamental e pré-adolescentes visitassem essa exposição. Querem explicar para adolescentes como se faz um aborto ou como se suicida?
    Saibam que isso que fizeram constitui vários crimes. Vou descrever somente um deles abaixo:
    O vilipendio de objeto religioso (queima da Bíblia) é um crime Art. 208 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40
    “Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena – detenção, de um mês a um ano.” Fora a apologia ao aborto e suicídio. Lixo de Escola.
    Agora arquem com as consequências seus “CRIMINOSOS” Travestidos de Educadores. Um senador e o M. Público já entrou no caso, espero que a professora responsável seja colocada na Rua que é o lugar dela. Exposição Lixo.

    Reply
  5. WILLIAM FERNANDES LEAL

    Nunca compreenderei o raciocínio do responsável por isto, e até mesmo de quem permitiu, alias compreendo sim, só não compactuo. Pois venho de uma família tradicional Cristã, onde o AMOR prevalece em todas as circunstâncias. Isso que fizeram é uma afronta aos Cristãos, demonstra a revolta de alguém que não crê, e quer assim destruir a religião por ter a convicção que tudo seria lindo. Uma coisa eu digo: AMOR e RESPEITO é fundamental para um sociedade melhor, e isso que houve foi um desrespeito a minha Fé. PROFESSORES SE ATEM A MATÉRIA, CONVICÇÕES RELIGIOSAS DEIXEM PARA OS PAIS. MATEMÁTICA, INGLÊS, PORTUGUÊS, FÍSICA, GEOGRAFIA, QUÍMICA etc Foque no de vocês.

    Reply
  6. Marcos

    Dificilmente a professora será compreendida por uma sociedade baseada em crenças. É complicado explicar algo aos cristãos, pois sao embasados em dogmas milenares e ultrapassados e não entendem a liberdade religiosa e como alguem ja disse ali em cima os cartazes estavam em forma de pergunta provocando reflexão e compreensão do tema. Mas é complicado pessoal que nao consegue escrever nem um comentário coeso e coerente entender algo desse tipo

    Reply
  7. Maria

    O crime ai foi ter rasgado a biblia, ou uma imagem, será que sabiam que era crime? Entendi o que eles quiseram passar, foi um Não ao estupro,aborto,suicídio, este tipo de trabalho não tem como ficar “bonitos”.São temas chocantes e que infelizmente faz parte do nosso dia a dia.

    Reply
  8. Nana

    Cambé fica no Paraná não é isso?.
    Esse povo que redige tem que saber que vivemos num mundo globalizado, ou seja pessoas de todo o mundo tem acesso à essa informação. Ao escrever, caro redator, há de se pensar grande. Saudações!

    Reply
  9. Cido Marques

    Vão prender as crianças?
    Já não basta o q e fizeram censurando os nossos museus, ninguém mais pode criticar a igreja?
    Estamos caminhando para uma teocracia?

    Reply
    1. maria

      A questão não é expor tudo isto, pois tudo isto é a realidade, se quisesse trazer uma mensagem de esclarecimento do que leva a isto e mesmo da hipocrisia da mentira dos pastores e padres, NAO DA BIBLIA E NEM DE DEUS, a questão é como foi exposto, como se fossem sugestões a se fazer e não para esclarecer. Cabe explicação por parte de todos, é melhor explicar do que fugir. Maria-Sergipe

      Reply
  10. Lania

    Acredito que a intenção era mesmo chocar, pois caso contrário, o mesmos temas poderiam ser abordados de forma mais educativa. Criança e adolescente em fase de formação não tem ainda a capacidade de uma reflexão positiva. Se para os adultos é dificil lidar com determinadas questões, o que dizer de crianças e adoleslecentes?. Ademais qual a necessidade de rasgar uma Biblia, para denunciar abusos sexuais por parte de padres/pastores, um crime compensa o outro?Art. 208 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40…vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
    Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.
    Não é fechar os olhos para o que está acontencendo no mundo, mas simplesmente chocar por chocar, não contribui em nada para formação ou transformação de ninguém.

    Reply
  11. carlos Pinto

    Acho que deveriam postar o nome e a foto da professora na midia Já que quer passar o merda que está na cabeça dela para as crianças. deve dar as caras nas mídias. Filha do Capeta.

    Reply
  12. Andrea

    Pessoas doentes querendo perverter crianças e jovens estou há 25 anos trabalhando em causas sóciais e quem trabalha com crianças e jovens de verdade quem levanta a banda da cadeira e põe a mão no bolso todo mês e não em recursos do governo não participa de nada disso jamais

    Reply
  13. Andrea

    Pessoas vazias doentes vazias de Deus não o conhecem por isso a única coisa que podem fazer é culpa-lo por sua rebeldia. Brigam tanto pelos seus direitos e culpam a Deus pelas mazelas oras se não existe um padrão moral, se a Bíblia deve seu ser rasgada então não reclamem deixem cada um viver de seusaber desejos, uns adoram matar roubar trair então deixa cada um fazer o que sente vontade. COMO SE A VIDA PUDESSE SER FEITA DE VONTADES E NÃO DE COMPROMISSO E AMOR.QUE EXIGE COMPROMISSO COM TODOS.

    Reply
    1. Ledson Alves Diassis

      Não achei nada simples aqui, tempestade em copo dagua como disse uma pessoa. Queimar Bíblia em uma país que a maioria é cristão, incentivar aborto e suicídio, mesmo que for só uma pergunta, e que proclama se respeito e lutam por todo tipo de igualdade é no mínimo medíocre.Queria ver se fosse um Alcorão queimando, ou uma bandeira LGBT, ou uma bandeira contra o racismo. Esses dias uma marca fez um papel higiênico preto. Onde vamos parar?? Tem que investigar mesmo, se fosse na escola das minhas filhas eu faria o mesmo..

      Reply
  14. Alisson Abucarub

    Lamentável!! E acima de tudo incopetencia do diretor e professores da escola.
    I N C O P E T E N C I A e D E S R E S P E I T O !!

    Reply
  15. Claudia Monteiro

    Gostaria que fosse entrevistada também a professora que está sendo enxovalhada pela mídia e pelos pais mas não a deram o diretio de expicar o seu trabalho.
    Outro detalhe é que a frase no cartaz é uma pergunta e não uma afirmação como foi dito na reportagem. Ignoraram os pontos de interrogação por que?

    Reply
  16. vitor hugo A

    kkkk esses pias são foda rsrsrsrsrs . Bom na minha opinião errada ou certa só mostra a realidade do que vivemos onde milhares de abortos estão sendo cometidos , a realidade de que varias crianças são abusadas diariamente , a realidade de que o ser humano se apego tanto a um perfil no facebook ou no wathsapp que esqueceu de Deus. O que vão fazer agora cassar matar o professor queimar sua casa julgá-lo por um crime para alguns , uma profecia dos fins dos tempos para outros , apologia para muitos , incentivo a suicidio etc para varios ! ,Eu não achei tão chocante em conta do que realmente acontece no mundo ai fora , olha o tanto de jovem que é morto , que bebe , fuma , etc , já parou pra olhar ? você já se levantou do sofá hoje pegou o jornal e leu ? ou simplesmente ligou a Tv e ficou vendo seus pro gamas favoritos e ligou o botão foda-se pro resto do mundo ? E agora que eu postei esse comentario vão me chingar ? me perseguir ? ou vão abrir o olho pro mundo e fazer a diferença ? nao estou falando de dar 1 real pra um mendingo na rua não porque se você faz isso você esta encentivando ele a ficar na rua e nao ir atras de ajuda você esta pondo na cabeça dele que ele nao precisa trabalhar porque as pessoas vão garantir sua bebida sua droga … Se você quiser fazer a diferença vai se formar primeiro e não ficar criticando com as informações mastigadas que te deram , !!! Então se você realmente quer fazer a diferença e não sabe como vai na missa de manha peça sabedoria ! ou a um culto e pesa ´´Logos´´ , ou se ajoelhe a um Pai de santo e peça caminho para sua mente !! .. e pare um pouco de criticar e atacar todo artigo que você lê isso não ira te deixar mas famoso e nem mas perto da sabedoria mas sim longe !! Boa noite !! 🧠🍃

    Reply
    1. Andrea

      Porque a professora não começa fazendo a diferença? Quais são as ações de campo ela quais são os projetos sociais que ela participa? Porque não leva os sucos para trabalhar num desses projetos que tem vários? Eu estou há 25 anos no social e vc? Dedica qto do seu tempo e de seus recursos? Qto sai do bolso dela todo mês para ajudar quem precisa? Absurdo gente doente

      Reply
    2. Pedro José

      Escreveu esse texto enorme achando que não leríamos esse monte de asneira que vc escreveu? Tú é doente ou é um Asno mesmo?

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *