Campanha Agosto Azul incentiva homens a cuidar melhor da saúde
Postado por: Equipe Portal Cambé Em 4th agosto 2015
O Governo do Paraná lançou neste sábado (1º), em Curitiba, a quarta edição da campanha Agosto Azul, que envolve entidades do setor público e privado na promoção de um mês inteiro de atividades voltadas à saúde do homem. Mais de 200 pessoas participaram de uma caminhada no centro da capital, realizada para chamar a atenção da população para a importância da prática de atividades físicas  e de manter uma alimentação balanceada. Curitiba, 01/08/2015. Créditos: Kássio Pereira
O Governo do Paraná lançou neste sábado (1º), em Curitiba, a quarta edição da campanha Agosto Azul, que envolve entidades do setor público e privado na promoção de um mês inteiro de atividades voltadas à saúde do homem. Mais de 200 pessoas participaram de uma caminhada no centro da capital, realizada para chamar a atenção da população para a importância da prática de atividades físicas e de manter uma alimentação balanceada.
Curitiba, 01/08/2015.
Créditos: Kássio Pereira

O Governo do Paraná lançou no sábado (1º), em Curitiba, a quarta edição da campanha Agosto Azul, que envolve entidades do setor público e privado na promoção de um mês inteiro de atividades voltadas à saúde do homem. Mais de 200 pessoas participaram de uma caminhada no centro da capital, realizada para chamar a atenção da população para a importância da prática de atividades físicas e de manter uma alimentação balanceada.

Neste ano, a campanha é focada no incentivo à manutenção de hábitos saudáveis, visando a melhoria da qualidade de vida e o aumento da longevidade do público masculino. A intenção é mostrar que é possível ter qualidade de vida fazendo alguns ajustes simples na rotina diária.

Atualmente, as mulheres vivem em média sete anos a mais que os homens no Paraná. Entre os motivos para a diferença está a violência e o alto índice de mortes masculinas ligadas às doenças cardiovasculares, cujo risco de aparecimento é maior em pessoas sedentárias ou que se alimentam de forma inadequada.

Durante o lançamento da campanha, na Boca Maldita, o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, afirmou que o objetivo é utilizar o mês de agosto para despertar nos homens um sentimento de autocuidado. “É preciso que haja mudança de hábitos. Muitas vezes nós homens só vamos ao médico quando estamos doentes, com algum sintoma aparente. Contudo é preciso lembrar de cuidar da saúde todos os dias e incorporar atitudes saudáveis ao nosso cotidiano”, explicou.

MUDANÇAS – Neste ano, a mensagem escolhida para o Agosto Azul foi “Escolha Cuidar de Você”. Segundo o coordenador da Divisão de Atenção à Saúde do Homem, Rubens Bendlin, a frase faz com que as pessoas reflitam sobre seus próprios comportamentos.

“A vida nos dá muitas opções e geralmente temos pleno poder de escolher entre elas. Por isso, ao invés de pegar o elevador do trabalho, por que não subir pela escada? Por que não ir ao trabalho de bicicleta ou a pé? Por que não acordar mais cedo para fazer uma caminhada?”, questiona Bendlin, lembrando que essas atitudes simples podem ajudar a prevenir uma série de doenças crônicas.

ESCOLHAS – Há três anos, quem escolheu levar uma nova vida foi o jovem estudante curitibano Lucas Yoshioka. Aos 17 anos de idade, ele tinha 117 quilos e sofria bastante com a condição, visto que a obesidade trazia problemas físicos e psicológicos. “Tinha baixa autoestima, não estava nada bem com o meu corpo e decidi que queria mudar. Este foi o primeiro passo para que iniciasse um trabalho de reeducação alimentar aliado à prática de atividades físicas”, conta.

Lucas recebeu orientação profissional quanto à nova alimentação e também para que escolhesse um exercício que melhor se adaptava. Em três anos, o jovem perdeu 35 quilos e hoje diz que se sente bem com sua nova rotina. “Nada aconteceu de uma hora para a outra. Passei por momentos difíceis, mas valeu a pena, porque mudei de vida. Hoje em dia sinto prazer ao me exercitar”, complementa.

VIDA LONGA – Outro exemplo de vida saudável é o aposentado Waldemar Lima, de 88 anos. Ele acompanhou parte da caminhada do Agosto Azul neste sábado, em Curitiba. Questionado sobre o segredo de tamanha disposição, Waldemar deu algumas dicas para os mais novos. “Nunca fumei, nem bebi. Gosto de caminhar bastante e sempre que posso escolho comidas mais leves, sem muita gordura”, revelou.

AGENDA – A caminhada da capital marcou o início da programação do Agosto Azul em todo o Estado. A ação contou com o apoio de diversas instituições, entre elas a Banda da Polícia Militar e o Conselho Regional de Educação Física (CREF9/PR), que cedeu profissionais para orientar a população sobre técnicas de aquecimento e alongamento.

Até o fim do mês, dezenas de eventos, como palestras, debates, ações educativas e corridas rústicas estão previstas para acontecer em diversas regiões do Paraná. A agenda completa está disponível no site www.saude.pr.gov.br. Na página, também é possível baixar os materiais gráficos da campanha deste ano.

Compartilhe nossa Matéria