A dez dias da entrada oficial da Primavera, o Inverno parece já ter se despedido dos cambeenses. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, o clima deve permanecer seco e quente, pelo menos, pelos próximos cinco dias. “O tempo se mantém estável, com poucas nuvens, céu claro e temperaturas em valores médios”, detalha a meteorologista do Simepar, Angela Costa. As temperaturas no período ficam entre 11 e 28 graus.

A umidade relativa do ar atingiu 33% na tarde de ontem em Cambé. Angela explica que umidades entre 20% e 30% indicam estado de atenção, de 12% a 20%, estado de alerta e menos de 12% já configuram estado de emergência. “A recomendação durante o estado de atenção é evitar exercícios no horário de maior aquecimento, que é das 11 às 15 horas”, ressalta, lembrando que no dia 5 de setembro a umidade baixou a 17%.

Apesar de uma condição de instabilidade ser esperada na sexta-feira, ainda não há previsão de chuva para os próximos dias. “Estamos precisando que entre um sistema de baixa pressão para que provoque instabilidade”, completa Ângela Costa. De acordo com meteorologista, nestes primeiros dias de setembro choveu apenas 2,2 milímetros, volume muito abaixo da média histórica do mês, que é de 123 milímetros. “Nos meses de inverno chove mesmo pouco, principalmente, em agosto. Mas a climatologia da estação mostra que a partir de setembro já começa a aumentar o volume de chuvas.”

O tempo seco também acaba favorecendo queimadas e incêndios florestais. Desde o começo do inverno, no dia 21 de junho, o Corpo de Bombeiros registrou 71 ocorrências dessa natureza em Cambé.

Agricultura 
Apesar da baixa umidade e da escassez de chuvas, o calendário de plantio do verão não deve sofrer alterações. De acordo com a engenheira agrônoma do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Rosângela Zaparoli, o plantio do milho começou neste mês e segue até outubro. Já a soja será plantada de outubro a dezembro. “Então, por enquanto, está tudo normal. A seca não está atípica e o cronograma não será alterado”, garante.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.