Londrina, 10-06-10 - O governador Orlando Pessuti, entrega viaturas policiais, durandte a interiorização de Governo, em Londrina. Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.
Londrina, 10-06-10 - O governador Orlando Pessuti, entrega viaturas policiais, durandte a interiorização de Governo, em Londrina. Foto: Arnaldo Alves / AENotícias.

O governador Orlando Pessuti entregou 46 viaturas para a Polícia Militar da Região de Londrina, três ambulâncias para o Corpo de Bombeiros e um caminhão para o Bombeiro Comunitário da região, e homologou a licitação para a construção do Quartel da PM de Bandeirantes. Foi na tarde desta quinta-feira (10) durante solenidade na Universidade Estadual de Londrina. O caminhão custou R$ 250 mil.

Das viaturas para a PM, 11 carros serão para Londrina, uma para Ibiporã, uma para Tamarana e duas para Cambe. O restante será redistribuído para o 10º, 15º e 18º Batalhões da PM. “Estamos gratificados por estarmos em Londrina, no Norte do Paraná. É uma oportunidade também de assinar novos convênios, licitações para novas obras, e entregar equipamentos como viaturas, veículos, tratores, principalmente na área da Segurança Pública, como fizemos hoje”, disse o governador.

“Há alguns dias recebemos oito viaturas novas. Hoje Londrina está recebendo mais este lote, isso vai melhorar a eficiência da polícia militar, pois a renovação da tropa traz, inclusive, mais agilidade nos serviços prestados à comunidade”, afirma o tenente-coronel César Vinícius Kogut, comandante do 5º Batalhão da PM, responsável por Londrina. “Além de aumentar a frota, alguns veículos vão substituir as viaturas desgastadas pelo uso”, completa.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi, disse que as ambulâncias atuarão em Ivaiporã, Bandeirantes e Santo Antônio da Platina, mas não se trata de um Siate. “Essas ambulâncias estarão à disposição dos bombeiros para atender a toda população, mas somente situações de traumas”, explica. No entanto, para o comandante, o mais importante hoje foi a homologação da licitação para a construção do Quartel de Bandeirantes. “O governo do Estado investe mais de um R$1,425 milhão em obras para o Bombeiro aqui no interior do estado”, revela.

Tenente-coronel Jorge Luiz Pereira, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros disse que as ambulâncias chegaram em boa hora. “Temos em algumas regiões entroncamento, inclusive uma que dá acesso a mais 47 cidades vizinhas, e é muito utilizada por caminhões. O volume de ocorrências com vítimas presas em ferragens nesta área é grande e por isso as viaturas são um presente para a região”, disse. “Elas trarão agilidade, além de ser um equipamento moderno nos moldes do Siate”, complementa. Os equipamentos vão ajudar em pequenas intervenções cirúrgicas, facilitando o trabalho do socorrista.

O major Osni José Bortolini, Chefe da Divisão de Defesa Civil da Casa Militar do Governo do Paraná, conta que o caminhão que será destinado a Bela Vista do Paraíso que tinha um caminhão antigo, de 1995, com capacidade de 1.000 litros e agora ganha um novo, modelo Auto Bomba Tanque, com capacidade para 5.000 litros. “Estamos substituindo aquele equipamento para dar melhor atendimento as atuações do bombeiro comunitário na região”, ressalta. Mas o caminhão vai atender municípios vizinhos caso haja necessidade.

“A 3ª regional da Defesa Civil é responsável por 63 municípios; 8 quartéis e cinco postos de bombeiro comunitário”, enfatiza o Chefe da Regional, Major Ricardo Jammes Teixeira. Ainda segundo ele, com os investimentos anunciados a melhoria na qualidade dos serviços prestados será visível. “Além disso, estamos com um curso em formação neste momento que atende a cidade de Siqueira Campos e, em um mês e meio, os agentes estarão prontos para atuar na região.

Bombeiro Comunitário de Bela Vista do Paraíso – O serviço do Programa Bombeiro Comunitário está à disposição da população desde 2006, com o emprego de uma viatura de combate a incêndios pertencente ao 3º Grupamento de Bombeiros. Ela é caracterizada com as cores e layout padronizados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná para o Programa. Desde o início dos trabalhos, foram 1.532 ocorrências atendidas, entre incêndios, salvamentos e outros socorros públicos, além das ações de Defesa Civil.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.