Cinco equipes de escolinhas de futsal de Cambé, Londrina, Bela Vista do Paraíso e Jaguapitã participaram, no último sábado (16), da 1ª Copinha Futsal Hospital São Francisco. Os 24 jogos foram realizados das 8h às 17h, no Ginásio de Esportes João de Deus Almeida, em Cambé. O objetivo do torneio foi promover a saúde por meio do incentivo ao esporte e arrecadar alimentos em prol dos projetos sociais do São Francisco Instituto Vida. Ao todo foram arrecadados 200 quilos de alimentos, que serão doados a idosos em situação de vulnerabilidade social.

O técnico, educador físico e professor da escolinha de Futsal Iniciação Pedagógica de Cambé (FIP), Deive Ricardo, disse que as equipes foram divididas em categorias. As partidas foram disputadas entre crianças de 7 a 13 anos e o placar divulgado em tempo real pela internet. No final das disputas, todos os atletas receberam medalhas e as equipes campeãs de cada categoria foram premiadas com troféus.

“Para Cambé foi muito legal. Vieram atletas de outros municípios e isso permitiu uma integração bacana. As pessoas de fora puderam conhecer o ginásio reformado”, comentou o professor. Ele elogiou a organização do evento, que contou com uma cantina, que comercializou alimentos a preços acessíveis, almoço para os atletas, suporte médico e premiação de ótima qualidade, além do sorteio de brindes para as crianças. “Eles amaram participar e já estamos pensando em organizar um campeonato no ano que vem”, adiantou.

Mãe de dois atletas de futsal, Aurélio Gabriel, de 9 anos, e Pedro Henrique, de 7, a coordenadora administrativa do São Francisco Instituto Vida, Renata Rigobello, contou que os meninos adoraram participar da copinha, já que amam jogar futebol. Os dois treinam na FIP. O mais velho é goleiro e o caçula é jogador de linha. “Os torneios são importantes para mostrar o que eles fazem nos treinos, são um incentivo para continuarem. Nós, como pais, ficamos orgulhosos de ver os nossos filhos no esporte”, comemorou.

A professora Adriana Mazia acompanhou as partidas disputadas pelo filho Pedro Miguel, de 9 anos, durante a copinha. “Foi um sábado sensacional. Parabéns ao São Francisco pela iniciativa. Através do esporte, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, ter autonomia, tomar decisões, saber ganhar e perder, conviver com o outro”, elogiou. Ela disse que o filho treina na escolinha FIP e também no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (Insa). “O que ele mais gosta de fazer é estar na quadra ou no campo jogando futebol”, confirmou.

A diretora executiva de desenvolvimento do São Francisco Instituto Vida, Michele Sonomura Casimiro, disse que o torneio foi organizado como parte das ações do projeto Viva Melhor e teve o intuito de oportunizar a participação da comunidade local na promoção da saúde e qualidade de vida voltada à prevenção de doenças e incentivo ao esporte. “A troca de experiências entre as crianças e o relato positivo das famílias contribuem para que iniciativas como essa sejam realizadas de forma contínua e sustentável”, pontuou.

Michele destacou ainda que o evento esportivo buscou trabalhar ações de solidariedade com as crianças, já que as inscrições foram feitas mediante doações de alimentos, assim como o acesso ao torneio pela comunidade. “Queremos envolver os atletas, agora, na entrega dos alimentos arrecadados aos idosos”, contou.

A 1ª Copinha de Futsal de Cambé foi realizada pelo São Francisco Instituto Vida, com apoio da FIP, Associação Cultural Esportiva (ACEC) e voluntários. O torneio contou com o patrocínio do ginecologista e obstetra Jad Kaue Domene, dos ortopedistas Rodrigo Medeiros e Ciro Veronese, da pediatra Luziana Suzuki Brambila, da Bolivar Esportes, Bono Fotovoltaico, e Tintas Grafitex.

Fotos: Roberto Custódio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.