26.4 C
Cambé
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_img

2018 deixa marca histórica no turismo da Itaipu

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Turismo da Itaipu fechou 2018 com uma marca histórica, já que recebeu 1.024.667 visitantes entre as modalidades de visitação turística e institucional, tanto na margem brasileira como na paraguaia. Com essa quantidade de visitantes em apenas um ano, nova meta é estipulada para o período de 2019 a 2023.

Com um planejamento de chegar a um total de 2 milhões de visitantes dentro de um ano, Emerson Orsini, chefe da Coordenadoria de Turismo da Itaipu, afirma que, embora desafiadora, essa meta é possível de ser atingida. De acordo com ele, a equipe realizou um planejamento nos últimos seis meses para começar a ser executado a partir de 2019.

Ele inclui diferentes melhorias já iniciadas em 2018 e que se seguirão ao longo dos anos, focando no aumento do fluxo de turismo à usina hidrelétrica.

Projeto de melhorias para turismo da Itaipu

Orsini destaca que a equipe está estudando novas possibilidades de investimento na Iluminação da Barragem, além de outros projetos, para tornar o ambiente ainda mais atrativo, baseado no padrão mundial de festivais de luzes.

No ano passado os visitantes já usufruíram vários outros atrativos inovadores, como o ônibus elétrico que leva os turistas ao passeio Itaipu Especial. Esses veículos fazem parte do Programa de Mobilidade Sustentável da Itaipu e recebeu muitos elogios.

Para um projeto futuro, espera-se incorporar toda a frota voltada ao atendimento aos turistas.

Gestão de turismo foi bem elaborada

Considerando 2018 como um ano de Copa do Mundo e eleições, Yuri Benites, gerente geral do Complexo Turístico de Itaipu, informou que o sucesso da visitação recorde se dá a boa gestão integrada, visto que esses eventos tendem a impactar negativamente no setor.

Benites alega que esse é o fruto de muito trabalho desempenhado, tanto da gestão que focou em atrair visitantes quanto no esforço interno de ampliar o atendimento e sua qualidade. Em 21 de dezembro a barreira de 1 milhão de visitantes foi ultrapassada e isso é muito gratificante.

A usina hidrelétrica está em seu terceiro ano consecutivo de recordes de visitação, sendo que em 2017 fechou com 979.932 visitantes.

Turistas elegem a Visita Panorâmica como mais popular

A Visita Panorâmica é eleita como sendo a mais popular da Itaipu, recebendo em 2018, 391.432 visitantes nesta modalidade de passeio. Este é operado pelo CTI, na margem esquerda da usina, parte brasileira. Em relação a 2017, o passeio teve um aumento de mais de 10%.

No total, a margem esquerda (brasileira) recebeu 617.151 turistas e 57.269 visitas institucionais. Já a margem direita (paraguaia) teve um total de 209.044 visitas institucionais e 141.203 turistas que passaram pelo CTI/MD.

Dos visitantes, 648.898 são brasileiros e 257.940 do Paraguai. Porém, a lista de turista a hidrelétrica de Itaipu inclui uruguaios, argentinos, alemães, peruanos, chineses, chilenos, franceses e norte-americanos.

Os estados brasileiros que mais marcaram presença na lista de visitantes são: Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A melhor visitação do ano ocorreu em 7 de setembro, com 8.599 turistas em 2018.

A visitação à usina hidrelétrica de Itaipu é mais um reflexo do crescimento do turismo no Brasil. O setor está atraindo cada vez mais turistas estrangeiros e contribuindo com a economia do país.

Com o foco em melhorias para a usina, o turismo da Itaipu poderá contribuir ainda mais com o setor. Por lá os visitantes ainda podem usufruir outras novidades, como o Itaipu Kids, Itaipu Tecnologia em Barragens, Itaipu Tecnologia em Biogás, Itaipu Iluminada e o Itaipu VIP.

Por: Andreia Silveira, do site SeguroViagem.org.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

Redação Portal Cambé
Redação Portal Cambéhttps://www.portalcambe.com.br
Editor e fundador do Site Portal Cambé. Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
44,604SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
spot_img
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/

Mensagens de Boa Noite

WhatsApp chat