22.4 C
Cambé
terça-feira, fevereiro 27, 2024

Alunos de Cambé participarão da Mostra de Robótica em Londrina

Serão apresentados cerca de 50 trabalhos desenvolvidos nos últimos 60 dias em oficinas de robótica.

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

Cerca de 130 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de 22 escolas de cinco cidades da região Norte do Paraná participam nesta sexta-feira (22) do 4º Robolon (Mostra Científica e de Automação de Londrina), Projeto de Extensão que tem como objetivo motivar jovens para o desenvolvimento de atividades ligadas à tecnologia e às Ciências Exatas. Este ano os participantes são de escolas públicas e privadas de Londrina, Cambé, Primeiro de Maio, Sertanópolis e Rolândia.

Serão apresentados cerca de 50 trabalhos desenvolvidos nos últimos 60 dias em oficinas de robótica. As atividades do projeto foram coordenadas por professores do curso de Engenharia Elétrica, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), acompanhadas por acadêmicos do 1º ao 4º ano de graduação, que atuaram como monitores. Este ano, cerca de 40 universitários participaram das oficinas.

APRENDER CIÊNCIA – Segundo a professora Silvia Galvão, do Departamento de Engenharia Elétrica, a programação do 4º Robolon tem início a partir das 10 horas, no Anfiteatro da Morfologia, com abertura oficial. A mostra dos projetos será realizada a partir das 14 horas, no CTU. Ela explica que a proposta do projeto é proporcionar a oportunidade de aprender ciência exata com motivação, aplicando tecnologias e desenvolvendo o lúdico.

Para a professora, o ensino de qualidade da Matemática e da Física implica em investir diretamente na formação dos professores. “Hoje poucos querem estudar estas áreas, exatamente porque a formação é falha”, comenta Sílvia, acrescentando que o Robolon busca demonstrar a aplicação concreta de conceitos das ciências exatas.

Um projeto de automação representa a resolução de um problema. Para se chegar à solução é necessário raciocínio lógico a partir do uso da programação, ou seja, aplicando conceitos da matemática. As oficinas coordenadas pelos professores e acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica orientam os estudantes acerca da montagem de protótipos a partir da plataforma Arduino, LEGO Mindstorms e outros microcontroladores.

Com Agência Estado

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

Redação Portal Cambé
Redação Portal Cambéhttps://www.portalcambe.com.br
Editor e fundador do Site Portal Cambé. Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
42,104SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
Podologia Cambé

https://miliozzi.com.br/loja/

Mensagens de Boa Noite

WhatsApp chat