Associação Refúgio Cambé

A Associação Refúgio, que está situada na Avenida Antonio Ramineli no Jardim Ana Rosa, fundada a 18 anos, tem atuado no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), através de projetos socioeducativos ligados a atividades de esporte, arte e cultura, atendendo crianças e adolescentes com idades entre 6 a 15 anos.

O projeto contempla aproximadamente 250 crianças e adolescentes em sede própria, com equipe qualificada, técnica e intelectual, num espaço físico que possibilita exercer todas as atividades com excelência.

O primeiro projeto foi a chamada Casa Lar, em 2005, que atou no serviço de Acolhimento Institucional com crianças em situação de rompimento de vínculo familiar. Em 2007, com o fim da Casa Lar, a Instituição passou a atuar na proteção básica, sendo contemplada pelo programa governamental “Atitude”, que o possibilitou ofertar oficinas socioeducativas. Em 2009 conquistou sede própria e as atividades, outrora em formato de oficinas, tornaram-se projetos cujas benfeitorias tem alcançado resultados plenamente satisfatórios. Em 2019, a Instituição iniciou os trabalhos atendendo 240 crianças e adolescentes distribuídos nos 6 projetos.

Atualmente são realizadas atividades como oficinas de taekwondo, jiu jitsu, capoeira, música, percussão, violão, balé, street dance, artes circenses e atividades socioeducativas.

As crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade/risco social e que vivenciam situações de fragilização de vínculos, em especial os benefícios dos programas de transferência de renda, são atendidos de forma prioritária, ou seja, são os primeiros a serem incluídos nos projeto. O atendimento é independente da classe social ou financeira.

O Refúgio conta com uma equipe de 20 profissionais, alguns são ex-alunos, como Lucas Henrique dos Reis da Rocha de 18 anos, que iniciou como aluno a 9 anos e hoje é Educador Social.

Mensalmente são trabalhados temas como sentimentos e emoções, prevenção contra o abuso sexual infantil, meio ambiente e importância na área da saúde.

O presidente (voluntário), Márcio José Novais de Carvalho conta com a ajuda da população.

Os recursos arrecadados para a instituição, provém da Nota Fiscal Eletrônica que é a principal fonte de arrecadação e também através da Subvenção Municipal. A associação já foi reconhecida e ajudada pelo Projeto Criança-Esperança e pelo Projeto Itaú Social, reconhecimento este que são para poucas instituições e que são conquistadas através de projetos apresentados, analisados e selecionados.

O espaço físico do projeto está sendo ampliado para melhorar a qualidade do atendimento e aumentar a capacidade de número de alunos atendidos. A fila de espera atualmente conta com mais de 100 crianças e adolescentes e que com a ampliação essa fila de espera poderá não existir.

O aumento contará com espaço específico para atividades esportivas com auditório e espaço para recreação e brincadeiras.

O Refúgio já tem também um terreno para a construção de 2 piscinas aquecidas para atividades recreativas e esportivas, mas aguarda fundos através de doações para a implementação do projeto.

Terreno para a construção das piscinas

A associação oferece um ambiente de desenvolvimento integral, convivência e fortalecimento de vinculo familiar e comunitário, buscando a superação das situações de risco e vulnerabilidade social de crianças e adolescentes e o resgate e restauração dos valores pessoais de cada indivíduo, ressaltando as suas potencialidades através do esporte, cultura e música.

A instituição conta com o aumento das doações para a demanda das despesas de manutenção, colaboradores, materiais e do aumento do espaço físico.

As doações poderão serem realizadas das seguintes formas:

  • Caixas de Notas Paraná espalhadas pelo comércio em geral (não colocar CPF na nota no caso de doação para o Refúgio)
  • Telefone: (43) 3154-7777
  • Whatsapp: (43) 9.9952-0378
  • PagSeguro Uol (clique aqui)

As empresas que desejarem, poderão solicitar a caixa das Notas Paraná pelos telefones de contato acima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.