Cambé realiza nesta sexta-feira (11), como parte da programação da 14° Semana da Agricultura, o 17º Concurso Municipal Contra Perdas na Colheita da Soja. Foi por meio desse trabalho de orientação técnica e oferta de cursos contínuos aos operadores de máquinas e aos sojicultores que o município tem conseguido obter a menor perda na colheita de soja do Brasil.
Os números revelam a importância desse concurso. Desde quando começou esse acompanhamento técnico, em 1991, as perdas médias eram de 144 quilos por hectare. No ano passado, entre os 124 operadores que competiram no concurso, a perda média foi de 23 quilos por hectare. No Paraná, a perda média é de 1 saco por hectare e no Brasil esse número sobe para dois sacos por hectare.
No Paraná, conforme estimativa do engenheiro agrônomo da Emater de Cambé, Alcides Bodnar, que desde a safra 93/94 acompanha as lavouras do município, a perda média no Estado de um saco de soja por hectare representa neste ano prejuízo de aproximadamente R$ 66 milhões, valor suficiente para a compra de 1.100 tratores médios ou 2.870 carros populares.
Alcides ressaltou que essa redução nas perdas da colheita em Cambé tem sido possível graças ao empenho de operadores e produtores, bem como a parceria da Emater com a Embrapa, Corol Cooperativa, as empresas de planejamento Platec e Planatec/Terra, além da participação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural envolvendo diretamente Prefeitura, Câmara, Sindicato Rural e dos Trabalhadores. “Felizmente todos estão unidos em torno de um objetivo comum”, afirmou Alcides.
Há 22 anos trabalhando no município, o técnico agrícola Romeu de Souza participou desde o início desse programa continuado de capacitação de  operadores de máquinas e produtores rurais. Ele explica que essa tecnologia aplica está sendo disponibilizada pela Embrapa desde a década de 80, e que esse trabalho precisa ser intensificada para que o Brasil possa reduzir esse grande impacto gerado pelas perdas na colheita. 
 
Programação
A programação desta sexta-feira começa às 9 horas, no Parque Figueira Branca, com a pesagem das amostras coletadas para o concurso, com a participação da Embrapa Soja. No mesmo local, a partir das 19 horas, serão anunciados os vencedores entre os 134 operadores que estão concorrendo neste ano.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.