Cerca de 180 cambeenses participaram, no último sábado (23), da 2ª Caminhada em Prol do Dia Mundial do Diabetes, promovida pelo São Francisco Instituto Vida, com o apoio de parceiros. O evento foi realizado no Zezão com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se prevenir a doença, que atinge 422 milhões de adultos no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A gestora de Qualidade do São Francisco Instituto Vida, Fabiana Figueiró Z. Feijó Moreno, diz que o evento foi criado com foco na prevenção e também para conscientizar sobre os danos causados pelo diabetes. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 9 milhões de pessoas têm a doença, o que representa 6% da população. “Quisemos mostrar que hábitos alimentares saudáveis e prática de atividade física podem reduzir os fatores de risco”, afirma.

A participação da comunidade superou as expectativas. “Organizamos o evento para 200 pessoas e, três dias antes, já não tínhamos mais vagas”, comemora. As atividades começaram com o aquecimento, conduzido pela equipe da Fábrica do Corpo, seguido da caminhada, com duas voltas completas no Zezão, e alongamento. Durante o evento, os participantes puderam realizar teste de glicemia, aferição de pressão e receber orientação nutricional. A caminhada foi encerrada com o sorteio de brindes, que incluíram duas bicicletas.

Para a profissional autônoma Satiko Tsuda, a Caminhada em Prol do Dia Mundial do Diabetes foi um evento estruturado e bem organizado. “Estive, também, na primeira edição e, neste ano, percebi o aumento no número de participantes. Acredito que as pessoas estão se conscientizando sobre a importância da prevenção da doença e procurando ter hábitos de vida mais saudáveis”, conta.

A auxiliar administrativo Michele Lumi Yoshichiro Zen também elogiou a organização do evento. “Achei ótima a iniciativa do hospital em conscientizar sobre a importância da prevenção do diabetes com a prática de exercícios físicos”, pontua. Para ela, foi um programa gostoso com a família. “No ano passado, a minha mãe já tinha participado e, neste ano, além dela, fomos eu e meus dois filhos. O hospital e toda a equipe estão de parabéns.”

Diabetes

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia) em decorrência da ausência total ou parcial da insulina ou incapacidade desse hormônio exercer suas funções. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável por reduzir os níveis de açúcar no sangue.

A nutricionista do São Francisco Instituto Vida, Daniela L. Oliveira Bento Nogueira, explica que o diabetes é uma doença silenciosa e os principais fatores de risco são o excesso de peso e obesidade; alta ingestão de açúcar e gordura; sedentarismo; estresse; alcoolismo; histórico de doenças cardiovasculares ou do próprio diabetes na família. “Quem se inclui nesse grupo precisa se cuidar. Para evitar o aparecimento da doença é importante fazer uma alimentação adequada, pobre em gordura e rica em fibras, controlar o peso, praticar atividade física e realizar exames regularmente”, orienta.

A 2ª Caminhada em Prol do Dia Mundial do Diabetes, realizada pelo São Francisco Instituto Vida, teve o apoio das secretarias municipais de Esportes, Saúde e Cultura de Cambé, e patrocínio da Unimed, Bruno Casimiro, Influx English School, Requinte Calçados, Sterilab, Premium Bike Shop, Lab Imagem, Plano Prever, Magrass, Sanepar, Ponto Natura, Escola Primeiros Passos, Oral Sin, Colau, ZM Hospitalar, Fábrica do Corpo, Gilmed, Almeida Mercados, Jamile Trosdolf Aidar, PharmaVitta, Dinâmica Papelaria, Unopar, Farmácia Viviane e Gráfica Furlan.

Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.