CONFIRA TÉNICAS PARA FINALIZAR O ANO DE FORMA POSITIVA!

Influenciadoras Rafaela Totti, Pâmela Matheus e a Psicóloga Daiane Duarte registram dicas de como analisar o ano que passou

0

O que mais escutamos as pessoas dizerem é: 2020 foi um ano difícil! Essa sensação segue sendo compartilhada por pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais, e de diferentes regiões do mundo! Mas será que esse sentimento coletivo nos impulsiona ou nos faz mal? Será que conseguimos analisar com clareza como foi o ano com base apenas em nossas impressões e também, apoiados na opinião de pessoas com quem convivemos?!

Pensando em te dar essa resposta, e ainda, proporcionar indicações de como analisar o ano que passou e como se planejar para o próximo, a Coluna Bonita Ideia foi conversar com mulheres que naturalmente, no dia a dia delas, dividem conteúdo e dicas incríveis com a gente! Estou falando de Rafaela Totti, profissional, mamãe e influenciadora que reside em Rolândia, de Pâmela Mateus, profissional, mamãe e influenciadora em Cambé. E da psicóloga e psicopedagoga, Daiane Duarte que nos dará informações relevantes e técnicas de como analisar o ano e elaborar o futuro. Confere!

A Revista norte-americana Time elege 2020 como “o pior ano que já existiu” em sua edição veiculada no dia 14 de dezembro. Mas será que podemos afirmar isso? Se sim, quais atitudes podemos ter para amenizar o estresse?! Confira as dicas das mulheres incríveis que entrevistamos?

Rafaella Totti @rafaela.totti

Análise de final de ano: Acho q o fim do ano é sempre importante pelo significado de fechar ciclos e iniciar novas metas. É claro q não mudamos do dia 31/12 para o dia 01/01 num passe de mágica. Mas a simbologia do ano velho e do ano novo é de extrema importância para nos darmos uma nova chance, um recomeço, sempre focando na evolução e na chance de fazer melhor para si e para o mundo!

Apontamentos para encerrar o ano de forma positiva: Me sinto muito ligada a Deus. Com isso, o aplicativo que mais tem vez no meu celular é o Holy Bible que indica versículos bíblicos diariamente, além de te ajudar a achar passagens bíblicas sobre os temas escolhidos. Essa ferramenta me ajuda não somente final e ano, mas como nesta época ficamos mais reflexivos, este é o indicativo que indico para analisar bem sua vida, seu ano!

Fora a ferramenta citada, penso que é importante dizer que precisamos tentar ser o melhor que puder para os conhecidos e, ainda melhor aos desconhecidos. Aqueles q você faz a caridade pelo simples fato de amar ao próximo. Por que nos gestos que não esperamos nada em troca que mora o verdadeiro significado do amor. É ali que você se aproxima um pouquinho de Deus e ali se torna um ser humano melhor. Então se eu puder dar um conselho para 2021 é : viva para o outro, seja amor, se doe!

Pâmela Matheus @pamelamatheus

Análise de final de ano: Gosto muito de listar coisas boas que aconteceram durante o ano, coisas que me fizeram sorrir, conquistas, coisas que realizei! Isso me faz sempre agradecer muito mais do que pedir! Eu amo essa época do ano, fico sempre muito reflexiva, faço projetos, metas de curto médio e longo prazo e, valorizo muito o contato com a minha família e amigos! Nessa época percebemos o quanto somos especiais e o quanto podemos deixar o dia de alguém especial

Apontamentos para encerrar o ano de forma positiva: “Sempre antes do natal faço uma faxina em casa, doando muitas coisas. Inclusive, aquelas peças cujo custo- benefício comigo já até zerou! Acho que essa faxina dá uma renovada na energia pra começar tudo de novo no ano novo”!

“A minha dica é sempre pensar em dar mais do que receber! Se eu compro roupas novas, faço questão de doar o mesmo tanto! E outra coisa, valorizar MOMENTOS! Nunca num ano aprendemos tanto que pessoas e momentos valem muito mais que coisas, afinal a vida é um sopro”!

E para fechar, anote todas as dicas técnicas que a psicóloga e psicopedagoga Daiane Duarte @psicologa_daianeduarte registra:

Analisar- “Analisar o ano que passou é bastante importante para observar suas mudanças e evoluções durante o ano, mas também para constatar aquilo que ainda precisa ser mudado. É possível ser feita uma autoanálise, e cada pessoa pode escolher a forma como preferir para fazer isso. Uma sugestão é de que você avalie em escala mensal e depois anual, as metas que foram atingidas e as que não foram”.

Sentimento generalizado- “Coisas boas e ruins acontecem em nossas vidas todos os dias a todo momento e mesmo em um ano tão difícil como o que estamos vivenciando é possível aprender e crescer. Mesmo os erros e falhas servem como aprendizado. Portanto, o sentimento de gratidão é algo que precisa ser exercitado diariamente, ainda que esteja vivendo em adversidades. Pessoas gratas, tornam-se pessoas resilientes”!

 É muito mais fácil alcançar tudo o que foi descrito nas respostas anteriores quando você está bem consigo mesmo, pois a nossa desordem interna é facilmente refletida pela externa.

Apontamentos para encerrar o ano de forma positiva: “Minha indicação central é não ficar se culpando pelo que não fez no ano que passou, tampouco focar em como a pandemia interferiu nas suas realizações, pois o que passou não se muda mais! Porém, o amanhã também não pertence a nós, então apesar de ser extremamente importante elaborar planejamentos, pense no que pode fazer HOJE FAZÊ-LO. Essa postura ajuda inclusive na diminuição da ansiedade. Buscar uma ajuda profissional, como a de um Psicólogo ajudará bastante neste processo”!

Apontamento 2: “Para vocês que já estão planejando o ano que virá, saliento o seguinte: é não encham uma lista de coisas que você mesmo já sabe que não conseguirá realizar. Vou dar um exemplo: Se você é uma pessoa que não tem o hábito de leitura, não coloque ler um livro por mês, primeiro você precisa desenvolver o hábito! Então, uma meta mais possível de se atingir

seria:  Ler diariamente independente do que for ou ler um livro no ano todo. Assim, nos próximos anos você poderá mudar sua meta com base nos resultados alcançados”.

Traçar metas possíveis de se atingir, ajudará no autoconhecimento e na redução do sentimento de frustração. Bora?”!

E aí, assimilou tudo? Quer você enviar uma indicação? Uma dica? Envie-nos no e-mail bonitaideia@gmail.com ou pelo instagram @bonitaideia .

________________________________________________________________
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.