O governador Beto Richa disse nesta sexta-feira (18), em Londrina, que o governo fará investimentos para que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) volte a ser referência nacional em pesquisa e inovação tecnológica. Richa visitou a sede do Iapar acompanhado do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, e do presidente do instituto, Florindo Dalberto. “Asssumimos um compromisso com os servidores e com o presidente do Iapar de investir para que o instituto recupere o papel de destaque que teve no passado”, afirmou.

O governador conheceu os laboratórios de sementes e de biotecnologia vegetal, onde são desenvolvidas pesquisas voltadas à melhoria de culturas como café, cítricos e cana-de-açúcar, entre outros produtos agrícolas. Richa disse que nos últimos anos o Iapar não mereceu a atenção devida do governo e que possui quadros técnicos de pesquisadores que estão entre os melhores do País e que são responsáveis por muitas inovações tecnológicas.

“Os funcionários contam que durante o governo José Richa o Iapar estava bem estruturado, tinha os recursos necessários para investir em tecnologia, inovação e pesquisa, o que é fundamental para o fortalecimento da nossa agricultura. Nós traremos esse apoio de volta”, afirmou o governador.

Florindo Dalberto disse que a visita foi fundamental para o governador se aprofundar sobre o que representa e tem representado historicamente a tecnologia no suporte ao desenvolvimento da agricultura do Estado. Segundo ele, o Iapar tem toda uma trajetória de resultados e Beto Richa pôde comprovar isso visitando os laboratórios, conversando com os pesquisadores, e conferindo a sua infraestrutura. “O governador verificou que o Iapar pode contribuir nas áreas de ponta como a biotecnologia, a bioenergia, o grande potencial que a instituição tem para dar e, mais do que tudo, ele colocou na sua pauta de preocupações e ações a questão da pesquisa, da tecnologia, da inovação, que aliás está muito presente em seu plano de governo”, afirmou.

Entre as pesquisas em andamento no Iapar no momento estão o desenvolvimento de plantas resistentes ao cancro cítrico; de espécies de cana com maior tolerância à seca; e de um tipo de café com controle maior da maturação, permitindo colheita de frutos mais uniformes e aumentando a qualidade da bebida. “Somos a primeira instituição no País a desenvolver essa tecnologia”, explicou a bióloga Sandra Bellodi.

O deputado federal Alex Canziani e o deputado estadual Ademar Traiano acompanharam o governador.

EXPOLONDRINA – O governador participou na quinta-feira (17) do lançamento da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina 2011, uma das mais importantes feiras agropecuárias do País. A 51ª edição da exposição, organizada pela Sociedade Rural do Paraná, deverá receber um público aproximado de 480 mil pessoas entre 7 e 17 de abril no parque de exposições Ney Braga. A entidade estima que o movimento global de negócios durante o evento supere R$ 200 milhões.

“Esta é uma das principais feiras do gênero no Brasil. Eu venho aqui desde criança, quando via exposições de gado, os rodeios”, disse o governador. “Acompanho ano a ano o crescimento dessa exposição, que além de ser uma opção de lazer na região, é uma vitrine de tecnologias do agronegócio e das riquezas do nosso Estado e uma oportunidade para grandes negócios”, disse Richa.

Neste ano a Expo Londrina terá como tema O Show de Quem Produz. Estão previstos 27 leilões, a etapa nacional de rodeio do Professional Bull Riders e uma extensa programação de shows e outros eventos culturais. A Emater terá um estande na exposição para divulgar programas e projetos da Secretaria da Agricultura.

JAPÃO – Durante a solenidade de lançamento da ExpoLondrina, Beto Richa pediu um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram o Japão, deixando milhares de vítimas e devastando uma grande área ao norte do país asiático. “É um gesto de solidariedade com nossos irmãos e com a comunidade japonesa, que deu uma grande contribuição para a construção do nosso estado”, disse Richa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.