22.4 C
Cambé
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img

João Pavinato faz balanço do 1º turno das eleições

0:00

Escute a noticia. Clique no Player acima!

No último domingo, 59 mil cambeenses compareceram às urnas para votar nas eleições gerais. A população escolheu através do voto os representantes para a Assembléia Legislativa, para a Câmara dos Deputados Federais, para o Senado, para o Governo do Estado e para a Presidência da República.

Cambé está dividida em duas zonas eleitorais, a 78, que abrange a região central da cidade, com 30102 eleitores cadastrados em 83 seções; e a zona 181, que compreende a região do Jardim Tupi até o Novo Bandeirantes, com o maior eleitorado, 39585 eleitores em 113 seções.
Segundo a Justiça Eleitoral, a votação em Cambé transcorreu sem muitos problemas. Uma urna apresentou problemas e foi substituída e duas pessoas foram detidas por crime eleitoral de boca de urna.
Para o prefeito João Pavinato o resultado das eleições gerais foi muito positivo para a Cambé já que o número de candidatos da cidade eleitos foi significativo. “Os eleitores cambeenses procuraram votar em candidatos comprometidos com a cidade e conseguiram melhorar nossa representação tanto em Curitiba como em Brasília”, afirmou o prefeito. Dois candidatos de Cambé saíram vitoriosos no pleito para o legislativo. O ex-prefeito e atual deputado federal, Luiz Carlos Hauly, conseguiu a reeleição com o total de 116.165 votos, sendo 15.030 somente em Cambé. O deputado estadual cambeense, Durval Amaral, também conquistou a reeleição na Assembléia Legislativa com a expressiva votação de 13.583 votos na cidade, totalizando 62.725 votos em todo o estado. Além dos dois candidatos de Cambé, a região elegeu ainda dois representantes na Câmara dos Deputados, André Vargas e Alex Canziani, e um na Assembléia Legislativa, Eduardo Cheida. O prefeito elogiou a votação dos demais candidatos da cidade que não foram eleitos. “Foi muito expressiva a votação nos candidatos de Cambé, como por exemplo o candidato, Gilberto Martin, que ficou como suplente de seu partido (PMDB) na Assembléia Legislativa. Mesmo não conquistando a eleição, o trabalho dos candidatos foi bem feito e colaborou para o processo democrático”, salientou João Pavinato.
Sobre a eleição para governador, o prefeito prevê um alinhamento ainda maior da administração municipal com a estadual com a vitória de Beto Richa. O candidato tucano venceu na votação de Cambé com 60% dos votos sobre 37% do candidato Osmar Dias. “Desde o começo tivemos uma boa relação com o governo do estado, através do Roberto Requião e do Orlando Pessutti, que trouxe muitos benefícios para a cidade. Com a eleição do Beto Richa acreditamos que haverá uma melhora ainda maior no relacionamento com o governo estadual. Com certeza será um governo parceiro que ouvirá os municípios e trará muitos investimentos para o interior do estado”, declarou Pavinato.
O prefeito também comentou sobre o segundo turno para as eleições presidenciais e considera que os dois candidatos, José Serra e Dilma Roussef, terão muito trabalho para conquistar os votos da terceira colocada, Marina Silva. “Tanto José Serra como Dilma Roussef terão que apresentar novas propostas para a população na tentativa de migrar os votos da Marina Silva. Aquele que conseguir transmitir confiança e competência nas suas propostas vai conquistar os votos do eleitor e é assim que tem que funcionar o processo democrático”, afirmou. O candidato tucano obteve a maioria dos votos em Cambé, 22.865 votos, equivalente a 42,4% dos eleitores. Dilma Roussef teve 19.085 votos na cidade perfazendo um total de 35,39% da votação e Marina Silva teve a preferência de 11.215 eleitores, 20,8% do total de votos.
Dos 69.687 eleitores de Cambé aptos ao voto,  59.039 votaram nessa primeira etapa das eleições de 2010. A abstenção ficou em 15,25%, ou seja, 10.626 eleitores não compareceram às urnas para votar.
O resultado completo das eleições, com a votação de todos os candidatos, está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, http://www.tse.gov.br/, no link Estatísticas e Resultados da Eleição.

📲 Siga o Portal Cambé no Instagram: @portalcambe
📲 Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/K6R666pxmUqLtqZ1uRcWiU
📲 Quer anunciar no Portal Cambé, entre em contato com nosso departamento comercial: *Contato: - (43) 9.9954-5270

Redação Portal Cambé
Redação Portal Cambéhttps://www.portalcambe.com.br
Editor e fundador do Site Portal Cambé. Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé - PR.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Eu Aceito a Política de Privacidade

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Redes Sociais

150,000FãsCurtir
44,604SeguidoresSeguir
50,000SeguidoresSeguir
1,633SeguidoresSeguir
12,000InscritosInscrever
spot_img
Podologia Cambé
https://miliozzi.com.br/loja/

Mensagens de Boa Noite

WhatsApp chat