Museu comemora aniversário com exposição

0

Está aberta no Centro Cultural de Cambé a exposição “Norte do Paraná sob o olhar de George Craig Smith”, em comemoração aos 25 anos do Museu Histórico, fundado no dia 30 de outubro de 1985. A exposição integra um projeto do Museu Histórico de Londrina de recuperar fotografias sobre a ocupação da região.

A vinda da mostra a Cambé é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Cambé. A visitação, até o dia 30 de novembro, é das das 8h30 às 20h30. A abertura da exposição foi feita pelo prefeito João Pavinato, em solenidade que contou com a presença da presidente da Fundação Cultural e Artística de Cambé, Arísia Mendes Gonçalves; do diretor do Museu Histórico de Cambé, César Cortez; de Amauri Ramos da Silva, que representou a direção do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, de Londrina; e do vereador Mário Som. A secretária Municipal de Educação, Cláudia Aparecida Paschoal de Souza, também esteve presente.
George Craig Smith (1909-1992) doou acervo constituído por mais de 5.000 documentos ao projeto do Museu de Londrina, que recuperou fotografias, negativos e dispositivos, referentes ao período de 1910 a 1992. São imagens feitas por ele como fotógrafo amador e por outros autores. Outra atração é o vestido de noiva da cambeense Shirlei Silva Segura, que se casou em 1959.
Na exposição, o público pode conhecer também um pouco da fauna do Norte do Paraná, em trabalho de taxidermia, antes conhecida como empalhamento de animais. O material pertence ao acervo do Instituto Harpia de Pesquisa em História Natural da Universidade Estadual do Norte do Paraná, sediado em Cornélio Procópio.
O Museu Histórico de Cambé iniciou oficialmente as suas atividades em 30 de outubro de 1985, com o objetivo de resgatar a memória dos fundadores da cidade e tornar viva a história do município. Desde a fundação foi realizado um trabalho de conscientização na comunidade, para recolher fotos, documentos, publicações e objetos de interesse histórico.
Segundo o diretor do Museu Histórico de Cambé, César Cortez, e a presidente da Fundação Cultural e Artística, Arísia Mendes Gonçalves, todos os alunos da rede municipal de educação estão agendados para visitar a exposição.
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.