
Brincar, preservar e crescer como cidadão. Eloisa Silvaneres Santana, 13 anos, Izabele Alves Santana de Souza, 11 anos, e Pedro Henrique Pacheco, 10 anos, estão neste caminho. Eles fazem parte do grupo de crianças e adolescentes que participam da Oficina de Expressão Hugo Gonçalves, mantido pela Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI).
Eloisa é aluna da 7ª série do Colégio Olavo Bilac e mora no conjunto habitacional José dos Santos Rocha, conhecido como Mutirão. Está na Oficina de Expressão há dois anos e meio. Izabele cursa a 5ª série no Colégio Érico Veríssimo. Mora no Jardim Santo Antonio e participa da Oficina de Expressão desde 2004. Pedro Henrique está na 4ª série, na Escola Helena Kollody, e mora no Jardim Santa Helena.

Parte dos trabalhos produzidos pelas crianças e adolescentes foram mostrados na Praça Getúlio Vargas, centro de Cambé, durante as comemorações da Semana da Pátria. Por um dia a diretora da Oficina, Sandra Regina Barusso Bordini, e a coordenadora pedagógica Adriana Eli Alves Fávaro acompanharam coordenadores e participantes do programa, que apresentaram suas produções.
Além de peças de plástico, os visitantes conheceram boletins informativos com todas as atividades desenvolvidas na Oficina de Expressão, vasinhos de flores e até pacotinhos de casca de laranja cristalizada, com direito a receber junto a receita de como fazer o preparo.
De acordo com as informações contidas no boletim, estão em funcionamento as oficina de construção (leitura e escrita), artes (desenho, pintura e confecção de brinquedos), dinâmica e reflexão (conversas sobre família, amor, paz e harmonia), golf, horta, orquidário, amor consciente (valorização do corpo e da família), mídia (opiniões e atividades de cidadania), ateliê criativo (bordado e pintura), brinquedoteca, culinária, esporte, informática, música, bate lata (instrumentos musicais) e arte.