Pessuti instala comando regional da PM em Londrina e promove pelotão de Cambé

0

O governador Orlando Pessuti anunciou nesta quinta-feira (30) a instalação do 2o Comando Regional Norte da Polícia Militar em Londrina e a promoção do Pelotão da PM de Cambé para Companhia Independente. “Até o fim deste ano, serão seis comandos regionais instalados e funcionando”, afirmou Pessuti. O governador também entregou 13 viaturas para a cidade de Londrina e sete ambulâncias que serão usadas na assistência médica de policias, bombeiros e familiares. Os veículos correspondem a um investimento de R$ 7,2 milhões.

O 2o Comando Regional Norte da Polícia Militar será responsável pelos Batalhões de Londrina, Apucarana, Rolândia, Cornélio Procópio e Jacarezinho e pelas Companhias Independentes de Ivaiporã e Arapongas. “Este e o 1o Comando da Capital são as primeiras estruturas frutos da lei que reestruturou a Polícia Militar do Paraná”, informou o governador. No caso de Londrina, Pessuti destacou que qualquer assunto administrativo, por exemplo, poderá ser resolvido na cidade. “Não haverá mais a necessidade de deslocamento até Curitiba”.

O comandante-geral da Polícia Militar, Rodrigo Larson Carstens, disse que a criação do Comando Regional dá mais visibilidade a segurança pública e atende uma demanda crescente no Norte do Paraná. “Era preciso promover uma reengenharia na Polícia Militar do Paraná”, avaliou. Para ele, as novas estruturas criadas pelo projeto de reestruturação da PM permitem a solução mais rápida de problemas e uma aproximação entre a instituição e a comunidade.

Para que o 2o Comando inicie as atividades são necessárias a composição de uma nova equipe, uma estrutura física, que está sendo estudada pela Secretaria de Segurança Pública, e a nomeação de um coronel, que será responsável pelo comando. De acordo com o secretário da Segurança Aramis Serpa, a Polícia Militar indicará um nome e, em seguida, o governador promove o oficial a coronel.

Na ocasião 100 policiais, que estão em treinamento, foram apresentados à população. O governador destacou que só em 2010, o governo estadual autorizou a contratação de 2 mil policiais. Segundo o secretário de Segurança, 1.100 estão em treinamento e devem iniciar os trabalhos ainda neste ano em todas as cidades do Paraná. “Quando se cria um comando, cria-se uma demanda por material humano e a segurança é dinâmica, nós temos que investir”, afirmou o secretário da Segurança.

A estrutura policial na cidade de Cambé correspondia ao 2o Pelotão do 5o Batalhão da Polícia Militar. Agora, passa a ser a 4a Companhia Independente do 5o Batalhão. O projeto de lei que viabilizou a mudança foi encaminhado à Assembleia Legislativa em junho, após a interiorização do governo em Londrina, e aprovado pelos deputados na última terça-feira. O governador lembrou que esta era uma reivindicação antiga da cidade. O batalhão também recebeu uma viatura.

Como Companhia Independente, será necessário um número maior de policiais. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Rodrigo Larson Carstens, atualmente são 65 oficiais, mas o efetivo será ampliado para 135 homens. O secretário da Segurança Pública, Aramis Linhares Serpa, destacou que o novo efetivo fará o policiamento exclusivamente na cidade de Cambé. “Nunca, em pouco tempo, tivemos tanto avanço na segurança pública”, salientou.

O prefeito João Pavinato citou outras parcerias entre Cambé e o estado como a viabilização de cinco quadras escolares cobertas e ampliação da rede de esgoto possibilitando que 87% das residências da cidade tenham água tratada e saneamento básico. O prefeito mencionou também a construção do Centro da Juventude e de duas Clínicas da Mulher e da Criança. Para ele a ação oficializada nesta quinta-feira significa mais policiais nas ruas de Cambé fazendo a segurança pública e melhorando o atendimento a comunidade

A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.