O prefeito João Pavinato inaugura nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, a sede própria da Secretaria Municipal de Educação no antigo armazém do IBC (Instituto Brasileiro do Café). A solenidade será iniciada às 9 horas e a sede própria está localizada na rua Francisco Delgado Sanches, 189.
A Secretaria de Educação é um dos primeiros órgãos da Prefeitura de Cambé a ser instalada no antigo armazém do IBC. Toda a estrutura que pertencia ao Governo Federal foi doada ao município, conforme o termo de doação assinado no dia 28 de agosto de 2009 pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o prefeito João Pavinato.
A área total é de 56 mil metros quadrados e o armazém mede 18,7 mil metros quadrados. No ato da doação, o ministro Paulo Bernardo informou que a estrutura do IBC foi a primeira a ser doada a um município. Os armazéns de outras localidades cedidos para prefeituras foram na modalide de cessão de uso.
Paulo Bernardo destacou também que a estrutura deve ter destino exclusivo para uso público. No caso de Cambé, o projeto é de abrigar no local a maioria das secretarias municipais e outros órgãos públicos. Com isso, a administração municipal reduzirá as despesas com aluguéis de prédios.
Além das secretarias, o antigo armazém do IBC de Cambé abrigará um Museu do Café, conforme anunciou o prefeito João Pavinato.
O Instituto Brasileiro do Café foi criado pelo Governo Federal em 1952, a partir da iniciativa de cafeicultores diante da necessidade de disporem de uma organização para regular o setor, inclusive quanto à produção, tecnologia e preços. O IBC foi extinto em 1989. A estrutura de Cambé, que agora pertence ao município, é avaliado em cerca de R$ 20 milhões que foram incorporados ao patrimônio do município.

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.