Organizações não governamentais de combate à corrupção lançaram hoje (26) um site para ajudar a orientar o eleitor nas próximas eleições. A plataforma permitirá ao cidadão saber as opiniões dos candidatos de seu estado sobre questões polêmicas.

A página funciona com um questionário de 35 perguntas sobre temas como aborto, impostos e maioridade penal, entre outras. O questionário foi enviado hoje para todos os candidatos do país ao Senado – cerca de 190 após as impugnações provocadas pela Lei da Ficha Limpa.

As perguntas foram feitas por mais de 60 instituições de defesa dos direitos das mulheres, dos negros e dos homossexuais, entre outras. O eleitor poderá ler as respostas dos políticos que estão pleiteando uma vaga e também responder às questões.

“O que nos interessa é usar a tecnologia como instrumento de transparência, e não é botar lenha na fogueira nem acirrar a disputa entre os candidatos. O que nos interessa é alargar a participação popular no processo democrático”, disse o diretor do Instituto Ágora, Gilberto de Palma. O Ágora é uma organização não governamental que acompanha dos legislativos estaduais e o Congresso Nacional.

Ainda de acordo com ele, o Senado foi escolhido para começar o projeto porque a população tem pouco conhecimento sobre o papel dos parlamentares e seria difícil, neste momento, usar a plataforma com os mais de 10 mil candidatos à Câmara dos Deputados. O site pode ser acessado no endereço www.questaopublica.com.br

Portal Cambé, site de informações e serviços de Cambé – PR.

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.