A Unidade de Lactação (Unilac) de Cambé promove uma campanha de incentivo à doação de leite materno em comemoração à ação global, celebrada no último dia 19.

O intuito é aumentar a quantidade de leite doado e também levar informações sobre a importância da amamentação – tanto para a mãe quanto para o bebê. A responsável pela Unilac, Janaína Bena Gregório, diz que na cidade há 25 mães doadoras de leite materno e que o processo está sendo feito mediante todas as recomendações sanitárias.

“As mães entram em contato conosco por telefone, nós fazemos o cadastro online, explicamos como deve ser feito a retirada do leite e só vamos a casa dessa mãe para levar o kit e depois para retirar os potes de leite.”

Ela ainda acrescenta que a mãe só pode doar leite se tiver em excesso e enquanto amamenta o seu filho, após o desmame a doação deve ser interrompida.

Gregório explica que cada pote de leite tem a validade de 15 dias congelado e depois de recolhido é enviado para o Hospital Universitário de Londrina para ser pasteurizado e só depois é distribuído para as UTI’s neonatais das maternidades da região.

“Um litro de leite pode alimentar até 10 bebês prematuros, imagine se todas as mães que podem doar, doassem”, afirma.

Além da campanha para a doação de leite, a partir de semana que vem, as Unidades Básicas de Saúde de Cambé vão receber doações de potes de vidro – de azeitona e palmito, por exemplo – para, depois de esterilizados, serem distribuídos para as doadoras. 

Para ser uma doadora ou para mais informações sobre a campanha o número para contato é 3174-0235 ou 3174-0228.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.