zumba-fitness5A vontade de reconquistar a forma física têm levado muita gente de volta às academias. E para quem não é lá muito adepto de programas rígidos de exercícios, as aulas de Zumba têm sido apresentadas como uma boa opção. O programa de ginástica, que combina ritmos dançantes com exercícios aeróbicos, chegou há pouco tempo ao Brasil e no próximo mês de março fará parte também da Academia Performance em Cambé

Os professores de Zumba da academia explicam que os principais ritmos explorados nas aulas são os latinos, como salsa, merengue, cumbia, e até brasileiros, como axé. Com essa gama de ritmos, a instrutora diz poder se adequar a cada grupo de alunos.

Os treinos não exigem qualquer aparelho e são de resistência, para potencializar a queima de calorias. O condicionamento físico leva à tonificação corporal e promove o emagrecimento. Cada aula com duração de uma hora, segundo especialistas, pode queimar até 1.000 calorias. A cada coreografia são trabalhados músculos diferentes do corpo todo, segundo o instrutor, mas por ser uma atividade intensa beneficia ainda mais o coração.

Zumba é a atividade que está mais “na moda” para melhorar o desempenho cardiovascular,  há grande estímulo por meio de uma atividade de alta intensidade, é gerado estresse cardíaco maior, ou seja, a pressão arterial e a pressão cardíaca sobem um pouco mais. “Você trabalha próximo do seu máximo e o benefício, em longo prazo, é o controle da pressão, da glicemia e o emagrecimento. Esse tipo de atividade é o que está mais ligado à perda de gordura visceral”, a oscilação da intensidade na Zumba, ora mais alta ora reduzida, oferece mais benefícios ao atleta. Em uma atividade contínua, como uma caminhada, esse benefício não é tão grande.

O ganho em desempenho cardiovascular e em condicionamento pode ser notado a cada nova aula, à medida que o praticante vai se adaptando e aguentando a pegada, diz o instrutor.

Não é dança

A Zumba tem ganhado a preferência pelo diferencial das aulas, consideradas fáceis e divertidas. “Quando a pessoa faz essas aulas se diverte e não percebe que está fazendo exercícios”,  “Você vai conseguir queimar calorias e o legal é que está fazendo isso se divertindo”.

A instrutora lembra que Zumba não é uma aula de dança. Logo, o objetivo não é que o aluno aprenda a coreografia. “As coreografias são montadas de um jeito muito fácil, mesmo assim o importante é se mexer.” E ressalta que muitos não fazem aulas nessa modalidade porque acreditam que não vão ter fôlego para aguentar nem coordenação, mas ele ressalta que tanto um como outro são trabalhados durante os treinos.

Homens e mulheres de qualquer idade podem participar das aulas de Zumba. Existem atividades especiais também para crianças e idosos.

Todas as informações sobre matriculas e horários você pode encontrar no site: http://performancecambe.com.br/ ou pelo fone: (43) 3253-3339

1 Comentário

  1. Será mesmo que esse curso vai me ajudar mesmo a importar de forma segura? Pois já comprei alguns cursos e só tive frustração. O dono do curso depois que vendeu não apareceu mais nem pra dar suporte. Por isso tenho medo de comprar de mais um picareta. Fico no aguardo da sua resposta. Obrigado

Responda

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.