Em meio à pandemia do novo coronavírus, o número de casos de dengue segue crescendo em Cambé. Em 2020 o município já havia registrado 6.199 casos confirmados de dengue e 3 mortes provocadas pela doença, e mais de 10.592 casos notificados.

A informação sobre os casos registrados este ano foi divulgada no boletim epidemiológico da SMS – Vigilância Epidemiológica, com informações até o dia 16 de junho.

Embora para o especialista a dengue não tenha relação direta com o novo coronavírus, a existência de duas epidemias em paralelo, uma por vetor, no caso da dengue e a outra por transmissão pelo ar, a covid-19, em um mesmo momento é “extremamente preocupante”, visto que o quadro clínico inicial das doenças é semelhante e pode dificultar ainda mais o diagnóstico e o tratamento adequado.

“A covid tem uma complicação clínica que, se ela não for completa no início ela pode ser muito parecida com dengue, porque ela dá febre, dor muscular e mal estar e dengue também dá febre, dor muscular e mal estar. Ambas tem algumas alterações laboratoriais que podem ser semelhantes. O que vai diferenciar clinicamente uma da outra? Quando o quadro respiratório ocorre desde o início, na covid você tem um quadro respiratório muito clássico que falta na dengue”, explica Stanislau.

Ele alerta que esta confusão pode trazer complicações, uma vez que a dengue também pode levar as pessoas a óbito em maior velocidade, se não tratada com hidratação e monitoramento adequado.

O especialista esclarece ainda que, em teoria, é possível que uma pessoa contraria as duas doenças ao mesmo tempo, mas que, na prática, é pouco provável uma vez que biologicamente há competição entre os agentes infecciosos.

A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889
A Podologia Cambé esta instalada no Centro Comercial Canadá Localizado na Rua Holanda, 263 esquina com a Av Canada, Sala 311 no centro de Cambé, telefone: (43) 3254-7433 e WhatsApp: (43) 9.9918-7889

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.