Trechos de quatro ruas de Cambé receberam novo revestimento do asfalto. As ruas Capitanias e Governadores Gerais do Jardim Vila Rica e as ruas José Leopoldino Rossi e Pedro Bertan do Parque Residencial Sella, foram selecionadas pela Companhia de Desenvolvimento de Cambé, a COMDEC, para receber uma nova tecnologia de recuperação de vias, o microrevestimento asfáltico a frio.

A tecnologia de microrevestimento asfáltico promete uniformizar e impermeabilizar a via, ampliando sua vida útil e reduzindo gastos na manutenção e recuperação de asfaltos. Utilizada em larga escala nos Estados Unidos desde a década de 80, a tecnologia do microrevestimento consiste na aplicação de uma camada de aproximadamente 12 milímetros  de massa asfáltica preparada no local, a frio, para ser aplicada de uma só vez em pavimentos envelhecidos, desgastados, ou com pequenos defeitos na cobertura. No entanto o micro revestimento asfáltico não resolve problemas estruturais na base da via, onde é necessária uma intervenção mais profunda.
O diretor presidente da COMDEC, Waldemir Alves, explica que as constantes chuvas aumentam o desgaste das ruas, criando falhas e buracos, com o microrevestimento a pavimentação é impermeabilizada, retardando a deterioração do asfalto. “Em vias com a vida útil já avançada, a operação tapa-buracos já não é viável, pois é necessária uma constante reaplicação, o que gera muitos gastos para o município. Estimamos que será possível uma grande redução desses gastos, já que o microrevestimento aumenta em até 4 anos a vida útil do pavimento sem necessidade de manutenção”, afirma Alves.
Outra vantagem dessa tecnologia é a rapidez na aplicação. Um trecho de 200 metros recebe a primeira fase em cerca de 30 minutos,  liberando a rua logo em seguida para o fluxo normal de trânsito.
A Prefeitura através da COMDEC e Secretaria de Obras  estão fazendo avaliação do teste de microrevestimento realizado pela CBB Asfaltos nas quatro vias da cidade. Nos próximos meses verificarão a qualidade da obra e a viabilidade de aplicação do revestimento em outras ruas de Cambé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.