unnamed (12)A última semana de agosto concentrará diversas ações relacionadas à Campanha “Agosto Azul” em Cambé. Seguindo o calendário de eventos da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), a Secretaria Municipal de Saúde Pública, em parceria com todas as Secretarias Municipais e Provopar Cambé deu início a ações de conscientização voltadas a saúde do homem.

Nesta segunda (25), cerca de 180 servidores municipais assistiram a uma palestra ministrada pelo Dr. Luiz Carlos Bazzo, onde o tema “Saúde do homem” foi abordado. Nessa palestra, a importância da atualização da carteira de vacinação, cuidados com a alimentação, fumo e a importância da prática de exercícios físicos foram citadas.

Neste mesmo evento, atendimentos foram disponibilizados aos trabalhadores, como a verificação da pressão arterial, teste de glicemia capilar ( teste de diabetes), agendamento para exame de próstata, entre outros.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde Pública, Maria de Brito Lô Sarzi informações correspondentes a saúde do homem assustam “dados presentes no Departamento de Informática do SUS (DATASUS) mostram que 5.235 homens foram a óbito, entre 1996 e 2012, o que corresponde a 60% das mortes. No mesmo departamento de dados, a informação é que 3.445 mulheres foram a óbito, no mesmo período, atingindo 40% das mortes.”Ainda de acordo com informações do DATASUS, a principal causa de mortes nos homens, de 1996 a 2012, foram doenças do aparelho circulatório ( acidente vascular cerebral, aneurisma, entre outros): totalizando 1.548 óbitos; O segundo motivo registrado no DATASUS, foram as causas externas (acidentes de trânsito, homicídios, entre outros): 1054 óbitos; Já o terceiro fator que causou um grande número de morte entre os homens, segundo o DATASUS, é o câncer (pulmão, estômago, próstata, entre outros): 851 óbitos foram registrados;O quarto motivo de mortes entre os homens em Cambé, citado no DATASUS, são as doenças do aparelho respiratório (pneumonias e bronquites): chegando ao total de 589 òbitos ;Por fim, as doenças do aparelho digestivo, são citadas no ranking como o quinto fator causador de mortes entre os homens em Cambé: 323 óbitos.

Essas informações disponibilizadas no DATASUS são alimentadas pelo próprio município e demonstram que os maus hábitos, além da falta de cuidados com a saúde são mais presentes no homem, o que gera essa maior mortalidade, afirma a Secretária.

Nesta quinta-feira (28), às 8h30 a palestra “Saúde do homem” será ministrada novamente pelo Dr. Luiz Carlos Bazzo, no Centro Múltiplo Uso para outro grupo de servidores municipais.

O dia “D” da Campanha “Agosto Azul”, será neste sábado (30) e contará com a distribuição de panfletos e flyers sobre o tema durante toda a manhã. A ação será concentrada no calçadão da cidade.

Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde Pública: (43)3174-0224.

Emily Müller Gusmão
Relações Públicas Prefeitura de Cambé

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.