Se você precisa de um dinheiro extra ou de uma renda mensal que te permita trabalhar de casa, o artesanato ou a confecção de produtos do it yourself (DIY / tradução: faça você mesmo) pode ser uma alternativa prática, fácil e barata. Existem vários tutoriais na internet que ensinam a fazer móveis e objetos de decoração, reutilizando materiais e utilizando instrumentos baratos como a pistola de silicone. Este nicho traz uma infinidade de possibilidades de produção de objetos, que podem lhe gerar uma renda extra muito interessante.

Para a divulgação do trabalho, o boca a boca sempre funciona muito bem, portanto, não subestime o poder da indicação de amigos e parentes sobre seus produtos. Mas vale salientar que como tudo está convergindo para o mundo digital, para garantir um alcance maior de pessoas, é preciso entrar de cabeça no mundo online.

Confira algumas dicas para divulgar e rentabilizar os seus artigos de DIY na internet:

1 – Crie um perfil nas redes sociais

 O primeiro passo é criar um perfil no Facebook e Instagram. Essas duas redes têm um grande alcance, além da possibilidade de se criar uma vitrine com os seus produtos e montar a sua loja virtual. Essa é uma estratégia que costuma ter uma boa conversão de clientes para o nicho artesanal. Escolha um nome atrativo e de fácil identificação pelos clientes.

Você pode ainda fazer utilizar o marketing de conteúdo, explicando os detalhes das suas peças, disponibilizando inspirações, contando o porquê da escolha de determinados materiais. Aproveite o seu espaço para se aproximar do seu público. A consequência disso será o aumento no número de vendas.

Uma boa opção de divulgação é também a postagem com boas fotos nos sites de desapego, como a OLX e Mercado Livre.

2 – Faça vídeos e fotos que chamem atenção

 O maior atrativo de um perfil nas redes sociais é sem dúvida a imagem. Use e abuse delas. Pense na estética da fotografia quando for divulgá-la. Não é muito difícil fazer boas fotos para divulgação do seu produto, caso não tenha como arcar com os custos de um fotógrafo. Organize um cenário bom, leve em conta a iluminação do local e deixe as suas peças como foco da imagem.

Se possível, e se for o caso, faça também pequenos vídeos para mostrar a funcionalidade do produto que você deseja vender, ou ainda o processo de confecção. Essa estratégia costuma ter muito engajamento.

3 – Invista em divulgação online

O próximo passo é investir em anúncio. Não é obrigatório, mas é possível aumentar o alcance de pessoas investindo em postagens patrocinadas, no Instagram e Facebook, ou utilizando o Google Adsense para os sites de buscas, caso você tenha um.

Na plataforma Wix, você pode fazer um site gratuito com várias opções de template e personalizar conforme o que seja mais atrativo para o seu nicho de mercado.

4 – Tenha um canal de comunicação fácil com os clientes

Além das redes sociais, é importante ter outros canais de comunicação mais práticos para que você possa atender os seus clientes. Uma boa opção é o WhatsApp. No aplicativo, além de ter o contato individual com cada pessoa, você pode criar estratégias de divulgação mandando fotos, vídeos ou até mesmo o link de divulgação, com mensagens que demonstrem que o atendimento está sendo feito de forma especial.

Com esse atendimento personalizado e mais intimista, você poderá aumentar o seu número de vendas e até mesmo fidelizar seus clientes.

 

 

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